segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A ANPAD não divulga, mas nós calculamos - SETEMBRO/2017



Prezados,

Tudo bem?

Segue, adiante, o link para baixar a versão final do Simulador de Escores ANPAD.

Tamanho da amostra: n = 100.

Os dados são oriundos do site "Olho na Vaga". Agradeço a todos os que informaram seus resultados!


Nossa planilha para simulação dos Escores utiliza a média harmônica (ver quadro a seguir).

Fizemos todos os cálculos possíveis sobre os dados do site "Olho na Vaga" e estimamos um intervalo com 90% de confiança para as médias populacionais.

Na edição de junho/2017 nossa planilha alcançou margem de erro inferior a 3%.

O Quadro a seguir apresenta todos os resultados com base na amostra citada.

Tamanho da amostra: n = 100
Esperamos que seja útil para o candidato poder fazer suas próprias estimativas com as fórmulas contidas no Caderno RQ6 (veja o Tópico Especial - O Escore ANPAD).

Perguntas e Respostas:
Tenho recebido um volume muito grande de consultas a respeito do Teste ANPAD, do Simulador de Escores ANPAD, dos cursos preparatórios e das estratégias 'matadoras' que usamos para 'turbinar' os resultados dos nossos alunos. As consultas estão em todos os meus canais (Whatsapp, telefones, sites, blogs, redes sociais, e até por 'telepatia' (brincadeira!)).

Como está se tornando impossível atender a todos individualmente, resolvi abrir uma seção para responder as principais perguntas aqui.

1. Qual é o número de acertos em cada prova para garantir os 300 pontos?
Resposta: Nesta edição (Setembro/2017), você precisaria acertar...
Raciocínio Lógico: 8
Raciocínio Quantitativo: 6
Português: 9
Inglês: 8
Raciocínio Analítico: 9
para garantir 300 pontos.

2. Mas na edição passada eu acertei X questões na prova Y e fiquei com um escore maior. Nesta edição eu acertei mais questões na mesma prova e o meu escore ficou menor. A planilha não está errada?
Resposta: A cada edição do Teste ANPAD as médias e desvios mudam. Diversos são os fatores que fazem médias e desvios oscilarem: (1) o nível de preparação dos candidatos; (2) o nível de exigência de algum examinador; (3) mudança de examinadores; etc.
Outro fator que pode acarretar erros maiores ou menores no Simulador de Escores é a qualidade das respostas na planilha do site "Olho na Vaga".

3. Eu gabaritei a prova de Inglês e a planilha informa que meu escore ficou em 560 pontos. Acho que a planilha está errada...
Resposta: Não se trata de um erro na planilha. Observe que Inglês registra média alta e desvio padrão também alto. Nesta edição (Setembro/2017), a média harmônica ficou em 8,01 e o desvio padrão ficou em 3,46. O intervalo que acomodaria 3 desvios acima da média ficaria [8,01; 18,39]. Isto significa que, para ficar com 600 pontos nesta prova, o candidato precisaria acertar 19 questões, mas a prova tem 17 questões. Na edição passada, essa distorção foi ainda maior. O Inglês é uma prova mais atípica do que Raciocínio Quantitativo, pois tem média alta e desvio padrão também alto (veja na figura acima). Significa que os candidatos se separam em dois grupos extremos: os muito bons e os que têm apenas conhecimento básico do idioma. Aqui não tem meio termo...

4. Professor, eu sempre vou muito bem em Inglês, Português e Raciocínio Analítico e sou 'razoável' em Raciocínio Lógico. Posso tentar me garantir nessas 4 e chutar tudo numa letra só na prova de Raciocínio Quantitativo? É uma boa estratégia?
Resposta: É uma péssima estratégia! Observe na planilha acima que o maior coeficiente de variação está justamente na prova de Raciocínio Quantitativo. Acertar uma questão acima da média nessa prova, já o coloca meio desvio padrão acima da média, significando mais uns 50 a 70 pontos no escore da prova. Isto ocorre invariavelmente em todas as edições do Teste ANPAD e nos mostra que mais de 90% dos candidatos ainda não perceberam isto...
Como resultado final, ficam todos "embolados" nas provas de Português e Raciocínio Analítico (cujos coeficientes de variação são, historicamente, os menores). Você não pode deixar o seu escore em Raciocínio Quantitativo ficar abaixo de 300 pontos, pois esse escore vai "puxar" o seu Escore Geral para baixo (isto poderá levar sua vaga nos melhores Programas embora ou, pior, suas pretensões de conseguir uma bolsa)...
Já que estão todos "embolados" com escores muito parecidos nas demais matérias, você deveria justamente "cuidar" da sua preparação em Raciocínio Quantitativo e Inglês, sem deixar de lado o Raciocínio Lógico, que é onde as 'sutilezas conceituais' se transformam em "pegadinhas", fazendo muitos candidatos perderem pontos valiosos.
Veja aqui como criar uma boa estratégia para a prova de RQ: http://edu.institutointegral.com.br/estrategia-rq

5. Professor, o Teste de fevereiro é mais fácil do que o de setembro? Percebi que as médias sempre são maiores em setembro...
Resposta: Não existe Teste ANPAD "mais fácil" ou "mais difícil". Pode ocorrer de uma ou outra prova ser mais acessível em alguma edição do que em outra. As médias do Teste de fevereiro sempre foram as menores porque os candidatos não se preparam para esta edição, ao contrário do que acontece para a edição de setembro. No Teste de setembro, há alguns fatores, muito fáceis de se identificar, que determinam a elevação das médias: (1) é o último Teste do ano; quem não conseguir um Escore compatível com o Programa pleiteado neste Teste, ficará mais um ano "na fila"; (2) muitos candidatos estão finalizando Graduações ou Mestrados e aproveitam o ritmo de estudos para engrenar mais um curso no ano seguinte; (3) como consequência do item (1), os estudantes buscam um curso preparatório, para poupar tempo, pois a agenda lotada os impede de estudar sozinhos; (4) para finalizar, nossos cursos preparatórios funcionam como um "curinga poupa-tempo", pois passamos aos candidatos um arsenal de dicas, macetes, atalhos e truques; literalmente mostrando o "caminho das pedras": o que estudar e, principalmente o que não estudar.
Para criar uma boa estratégia para o Teste ANPAD de fevereiro, consulte as informações contidas neste link: http://profmilton.blogspot.com.br/2016/08/teste-anpad-uma-estrategia-para.html

Quer mais dicas de como se preparar bem e ter chances reais de conseguir, não apenas uma vaga em um programa "top", mas também uma bolsa?

1. Acesse agora mesmo este link e leia o nosso Manual do Candidato:
http://edu.institutointegral.com.br/como-passar-no-teste-anpad

2. Baixe o nosso LRG (o primeiro jogo para aprender Lógica Formal definitivamente):
http://profmilton.blogspot.com.br/2017/07/lrg-o-primeiro-e-unico-jogo-para.html

Leia também: Entrevista dada à Revista Administradores

Abraços e sucesso!
MGA

Clique AQUI para baixar o App!