sexta-feira, 30 de março de 2018

"Nullius in Verba" - Parte 2

"Jamais devemos nos envergonhar daquilo que não sabemos. Vergonha é fingir que se tem todas as respostas." [Neil deGrasse Tyson - em Cosmos]

Ἀριστοτέλης; Aristóteles (Estagira384 a.C. — Atenas322 a.C.)
No Teste ANPAD de junho de 2017 houve muita polêmica em torno de duas questões da prova de Raciocínio Quantitativo (RQ). Uma delas foi amplamente discutida e motivou a postagem "Nullius in Verba" (http://profmilton.blogspot.com.br/2017/07/nullius-in-verba.html). A outra questão ficou para ser debatida posteriormente.

O movimento gerado pelos candidatos levou a Organizadora a fazer modificações na prova de RQ, que trouxe grande benefício aos candidatos que se preparam para o exame.

Enquanto a prova de RQ deixou de ser a grande preocupação dos candidatos, a prova de Raciocínio Lógico (RL) continua gerando polêmicas...

No Teste ANPAD de fevereiro/2018, nada menos do que três questões da prova de RL (a 2, a 4 e a 14) fizeram os candidatos que estudaram (muito) protestarem com veemência.

Elaborei as justificativas e as disponibilizei aos candidatos aqui e aqui. Também deixei à disposição de todos os candidatos interessados a solução completa das provas de Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo.

Seguem as justificativas das questões 2, 4 e 14.