sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Comparativo Testes ANPAD - Junho/2017 x Setembro/2017




Prezados,

Tudo bem?

Muitos me perguntam "qual é a edição mais fácil do Teste ANPAD?"

A resposta é bem simples: Não há edição mais fácil ou mais difícil... O que ocorre são ligeiras variações no grau de exigência em determinada matéria de um Teste para outro.

O que define a oscilação das médias acaba sendo mesmo o nível de preparação dos candidatos. Por exemplo, aqui no RS já é histórico: os gaúchos não têm a cultura de se prepararem para a edição de fevereiro. Os poucos que decidem "encarar" o Teste, acabam se dando muito bem, atingindo Escores altíssimos e ficam livres de prestar o Teste uma segunda vez no mesmo ano, com o propósito de "melhorar o Escore", como muitos fazem.

Mesmo com a baixa demanda na edição de fevereiro, os resultados atingidos pelos nossos alunos têm sido bastante expressivos. Na turma da manhã da edição de setembro do ano passado, o índice de aprovação foi de 100% e o índice geral de aprovação em 2017 ficou acima de 80%.

Comparando as edições de junho e setembro de 2017, chegamos ao seguinte quadro:


A comparação acima foi feita sobre o Coeficiente de Variação (ou variabilidade relativa). Observe que RQ é uma prova "chave", que praticamente define se o candidato terá escore alto ou baixo, pois é a prova que registra o maior coeficiente de variação em todas as edições, enquanto que Português registra os menores índices.

A prova de Raciocínio Quantitativo de setembro foi considerada mais acessível do que a de junho. Isto pode ser observado pelas médias das duas edições nos quadros acima. Apesar disso, o coeficiente de variação aumentou, mostrando que os candidatos melhor preparados se distanciaram ainda mais dos candidatos que não estavam adequadamente preparados.

Resumindo: o Teste de setembro "premiou" aqueles candidatos que estudam...

O candidato que conseguir definir a melhor estratégia (o que estudar e o que não estudar), deixará os concorrentes "comendo poeira"... Uma coisa é certa: aqueles que descuidarem da preparação no Raciocínio Quantitativo estarão jogando fora a oportunidade de atingir um escore alto (e a vaga!) ou conseguir uma bolsa.

Abraços e sucesso!
MGA