sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Teste ANPAD - Português, Inglês, Raciocínio Analítico

"As vezes, não conseguir o que você quer é uma tremenda sorte." [Dalai Lama]

"Os maiores dos erros são a pressa antes do tempo e a lentidão diante da oportunidade." [Provérbio árabe]

“Dificilmente existirá alguma coisa neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato. E as pessoas que consideram somente o preço são as merecidas vítimas. [Ruskin]


O Teste ANPAD, como muitos de vocês sabem, é composto de cinco provas: Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativo, Português, Inglês e Raciocínio Analítico.

Cada uma das provas exige do candidato uma forma diferente de raciocinar/interpretar as questões. 

Usar o mesmo raciocínio de uma das disciplinas para responder as questões de outra é a receita certa para o fracasso...

Podemos subdividir as cinco provas em dois grupos:

1. As que exigem interpretação estrutural: Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo.
Para essas duas matérias, há programas extensos. O que torna a tarefa aqui "mais fácil", é justamente o Programa, que possui tópicos bem definidos e vasta literatura para que o candidato possa estudar.

2. As que exigem interpretação textual: Português, Inglês e Raciocínio Analítico.
Para essas três matérias, não há um programa a ser abordado, pois as provas são de pura interpretação de textos.
Não há como elaborar um curso para essas disciplinas, justamente por não haver conteúdos a abordar. O que se chama de "curso", não passa de um "treinamento", que deve se basear em questões de provas anteriores.

Fizemos um levantamento entre nossos seguidores e verificamos que, para cada 30 estudantes que fazem nosso curso de RL e RQ, apenas 1 manifesta interesse por um curso de uma ou duas das demais matérias.

Ora, o desenvolvimento de um curso online torna-se bastante oneroso, pois é necessário digitar um volume de textos 5 vezes maior do que o necessário para RL e RQ. Também é necessário revisar, gravar e editar um imenso volume de vídeo-aulas. Além disso, profissionais "top" para ministrarem os cursos merecem remuneração acima da média. E por aí vai...

Muitos dos nossos seguidores relataram que os cursos completos para o Teste ANPAD são caros e que preferem estudar essas matérias sozinhos. Um dos nossos alunos do curso presencial relatou que fez um desses cursos e que havia apenas 5 alunos na sua turma.

Diante deste quadro, o Instituto Integral optou por não oferecer cursos online de Português, Inglês e Raciocínio Analítico. Cursos dessas matérias (presenciais ou online) registram baixíssima demanda e não permitem aos preparatórios a contratação de profissionais "top".

Na última edição do Teste ANPAD (setembro de 2017), nosso curso presencial ofereceu aos estudantes uma opção bastante interessante: a formação de grupos de estudos. Cedemos as instalações do Instituto Integral para as reuniões dos grupos. O resultado foi bastante satisfatório e o investimento foi mínimo.

Assim, para aqueles que pretendem se preparar para o Teste ANPAD, fica aqui uma "tarefa", que funcionará como dica:

Procure em uma livraria, sebo ou biblioteca um livro que ensine a interpretar textos. Aproveite e procure também um livro que ensine a fazer palavras cruzadas. Os dois livros devem estar na mesma seção...

Abraços e sucesso!
MGA