sábado, 26 de março de 2016

Você sabe estudar? Parte 3

"Você não pode mudar o que não consegue encarar." [James Baldwin]
"Caminhe com os melhores e um dia serás um deles." [Autor desconhecido]

Prezados,
Esta é a parte 3  do post "Você sabe estudar?"

Para ler a parte 1, clique aqui.

Para ler a parte 2, clique aqui.


10. O Aprendizado e suas fases

O professor Pieluigi Piazzi certa vez disse a uma repórter: "O Brasil tem milhões de alunos, mas pouquíssimos estudantes. Este é o principal problema da Educação no Brasil: o brasileiro não sabe estudar!"

Explicaremos a afirmação do Prof. Pier no decorrer deste post...

O aprendizado se dá em três fases específicas e bem delineadas: Aquisição, Retenção, Aplicação.

10.1 Aquisição

Nesta fase, você é aluno e está dentro da sala de aula, exercendo uma atividade coletiva e passiva. Coletiva, por estar em meio a outros estudantes presentes na sala; passiva por estar recebendo o conteúdo passado pelo professor que, neste caso, dirige o raciocínio do aluno para os pontos relevantes do assunto abordado.

Os fatores determinantes de um bom aproveitamento dessa fase são: motivação e interesse, isto é, para que haja o entendimento do assunto, o aluno precisa dar sua contribuição, através do máximo interesse em aprender.

Não se iluda, achando que você precisa aprender tudo logo nessa fase do processo. Preocupe-se apenas em entender bem o assunto. Não seja imediatista! Você assiste às aulas apenas para receber informações e entendê-las. O aprendizado só se completará com as duas etapas seguintes.

Muitos alunos pensam que não estão entendendo, quando na verdade estão tentando reter a informação imediatamente após sua aquisição. Não é possível! Retenção e Aplicação só serão alcançadas se o aluno se transformar em estudante.

Fazer um curso (aquisição) representa apenas 30% de todo o processo de aprendizagem.

O aluno vai para a sala de aula somente para entender as explicações do professor.

10.2 Retenção

Nesta fase do processo de aprendizado, o estudante se encontra em uma atividade solitária e ativa.
Solitária, por estar sozinho, em um ambiente com poucas distrações ou barulhos que possam prejudicar sua concentração; ativa por ser ele o condutor do próprio raciocínio e também aquele que irá aplicar as técnicas de superaprendizagem que o levarão a reter 100% do conteúdo estudado.

Como disse o Prof. Pier, você só conseguirá um bom desempenho escolar se virar estudante e revisar a matéria vista antes que o dia termine. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Q1MllPy2rMc

Para uma boa retenção do conteúdo estudado, você poderá contar com poderosas técnicas de superaprendizagem, tais como: mapas mentais, flash cards, jornadas e outras. Trataremos desse assunto, em detalhes, em outra postagem. Também explicaremos como funciona o nosso cérebro e daremos dicas para potencializar o seu uso.

Esta fase representa outros 30% do processo de aprendizagem.


10.3 Aplicação

A aplicação do conteúdo adquirido (10.1) e retido (10.2) se dá em duas etapas. A primeira, consiste em fazer o maior número de exercícios possível. A segunda, é a realização/resolução da prova em si.

Caso tenha cumprido com eficiência as duas fases anteriores, o estudante estará apto a maximizar o seu resultado nesta fase, com aproveitamento que poderá ultrapassar os 80%, podendo chegar a 100%.

Esta fase representa os 40% finais do processo de aprendizagem.

Veja que, para cada hora de aula você precisará estudar outra hora em casa.

Futuramente, apresentarei métodos e técnicas que lhe permitirão fazer a tarefa de 20 horas em apenas uma. Isso mesmo: apenas uma hora, em vez de 20! Técnicas como as citadas levaram 6 alunos do Instituto Integral a atingir pontuação máxima (600 pontos) no Teste ANPAD. Centenas de outros atingiram escores superiores a 400 pontos e 5 gabaritaram a prova de Raciocínio Lógico.

Milhares de alunos, estudando por material didático adequado ao seu propósito, lograram a tão sonhada vaga no serviço público.

Na próxima postagem sob título: Você sabe estudar? Parte 4 - Final...

- Você saberá a diferença entre Decoreba e Memorização

- Descobrirá quais são as Técnicas de Memorização mais apropriadas para aprender Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo (Matemática), com 100% de retenção.

- Poderá dar início ao seu treinamento em Meditação e Controle Mental, através de um mini-curso gratuito.

- Conhecerá a técnica de relaxamento por Omsica (tecnologia Supraneural FullSync), de Paul Hoffman.

- Terá acesso a palestras do Prof. Pierluigi Piazzi sobre aprendizagem.

- E ainda: mais informação sobre o funcionamento do cérebro...

Você sabia que...
O prof. Milton Araújo é graduado em Controle Mental pelo The Silva Mind Control Method - Método Silva de Controle Mental (1981) e também pelo D.O.M. - Desenvolvimento e Orientação Mental (1986).

Siga-me no Twitter: https://twitter.com/Milton_A_Araujo
Adicione-me no Facebook: https://www.facebook.com/milton.araujo
Adicione-me no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/milton-araujo
Adicione-me no Google Plus: https://plus.google.com/
Junte-se aos nossos grupos: Sou Integral ANPAD1 ANPAD2
Visite o site do Instituto Integral: www.institutointegral.com.br
Visite o blog da Editora: http://institutointegraleditora.com.br
Visite o site do EaD: www.institutointegralead.com.br
Curta nossas fan pages: https://www.facebook.com/Instituto-Integral e https://www.facebook.com/testeanpad/