terça-feira, 5 de maio de 2015

Técnicas de Neuroraprendizagem para Raciocínio Lógico

"Os maiores dos erros são a pressa antes do tempo e a lentidão diante da oportunidade." [Provérbio árabe]

"Covardes nunca tentam; fracassados nunca terminam; vencedores nunca desistem." [Norman Vincent Peale]

No ano passado (2014), intensificamos o uso das técnicas de neuroaprendizagem nas lições de Raciocínio Lógico Formal do curso preparatório para o Teste ANPAD.

O resultado foi imediato: mais uma pessoa (Anelise Bitencourt) atingiu o escore máximo no último Teste ANPAD de 2014.

Desde o começo do curso, Anelise aplicou diversas técnicas de neuroaprendizagem, começando pelos flash cards, passando por outras técnicas, como meditação pela moderna técnica Omsica.

Por ora, não me estenderei muito nas histórias de sucesso dos nossos alunos. Pretendo deixar que eles mesmos contem suas histórias em depoimentos e entrevistas em vídeo, que espero disponibilizar em breve.

Foi, mais uma vez, motivado pelos meus alunos que decidi lançar uma série de e-books apresentando as técnicas de superaprendizagem que usamos para maximizar nossos resultados no curso presencial.


Técnicas de Neuroaprendizagem para Aprender Raciocínio Lógico Definitivamente

Como alguns de vocês sabem, fui examinador de Concursos Públicos durante oito anos.

Através dos recursos que recebia nas questões que propunha, percebi que os candidatos não estudam adequadamente a matéria para as provas. A quantidade de erros de interpretação e confusões conceituais sempre foi grande. No ano passado, houve inclusive um movimento de alguns candidatos que, orientados por um professor de cursinho preparatório, interpuseram liminares na justiça, pleiteando anulação de algumas questões de uma de minhas provas. Para quem tiver curiosidade, parte das respostas aos recursos virou uma postagem neste blog, com o intuito de orientar os candidatos a não cometerem os mesmos erros no futuro.

Com o excesso de atividades acumuladas (editor, professor, examinador, pesquisador), decidi, em nome da qualidade, concentrar minhas atividades somente naquilo que mais gosto de fazer: ministrar aulas e editar materiais didáticos. Assim, no final do ano passado, me afastei, definitivamente, da atividade de examinador em Concursos Públicos.

Com um pouco mais de tempo disponível, retirei um projeto antigo da gaveta e decidi (mais uma vez motivado por meus alunos) colocá-lo a disposição do público em geral.

O primeiro volume da série, "Aprendendo Raciocínio Lógico Formal por Flash Cards", já está disponível (clique aqui para baixar o seu exemplar).

Como ainda havia dúvida sobre qual seria o próximo volume, fiz uma pequena enquete para que o público decidisse. Você ainda tem até a meia noite do dia 06/05 para responder a enquete (link: http://goo.gl/forms/RVzVPVpL8q).


Resultados Finais da Enquete

Total de respondentes: 183

Pergunta 2: Qual é a sua opinião sobre o e-book "Aprendendo Raciocínio Lógico Formal com Flash Cards"?
(    ) Gostei (70%)
(    ) Não gostei (0)
(    ) Ainda não li (30%)



Pergunta 3: Qual dos títulos a seguir você escolhe para ser o volume 2 da série?


Legenda e Sequência dos Próximos Volumes da Série Técnicas de Superaprendizagem para Raciocínio Lógico Formal:

1º MMMJ  = Memorização por Mapas Mentais e Jornadas (63%)
2º MCMM = Meditação, Controle Mental e Motivação (20%)
3º EFDD    = Exercícios Físicos, Descanso e Diversão (9%)
4º ALTC    = Alimentos que Lubrificam e Turbinam o Cérebro (8%)

Você terá acesso gratuito a dois volumes desta série. Os demais ficarão a disposição dos alunos matriculados em nossos cursos )presencial e online).

Peça outros materiais didáticos ao Nikola (robozinho interativo do Instituto Integral): http://www.facebook.com/institutointegralfp/
Ao entrar na fanpage, digite CÓDIGOS no 'inbox'.

Abraços e Sucesso!
Prof. Milton Araújo.