segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Pílulas de Raciocínio Quantitativo (1)

"Se o problema tem solução, por que te preocupas? Se o problema não tem solução, por que te preocupas? [Provérbio chinês]


Um pouco de Proporções

Prezados,

Estamos reiniciando um projeto antigo, que se inviabilizou ao longo do tempo por absoluta falta de tempo: a resolução de questões de provas passo a passo. 

Este projeto foi o responsável pelos livros de questões resolvidas, lançados até 2001. Um desses livros é ofertado gratuitamente neste link: http://is.gd/500_questoes

Para o reinício das atividades, segue uma questão muito comum em concursos públicos, mas que ainda deixa muitos candidatos confusos (mesmo depois que veem a solução):

SEPLAG 2010 - Cesgranrio - Em uma determinada turma, a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, é igual a 1/3 e, em outra turma, com o mesmo número de alunos, essa razão é 3/2. Quando juntaram as duas turmas para assistir a um filme, os professores das duas turmas perceberam que a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, passou a ser igual a
(A) 2/9
(B) 17/23
(C) 4/5
(D) 20/17
(E) 11/6

Ensaios de Solução:

Alguns candidatos fazem a soma 1/3 + 3/2 = 4/5. Não pretendemos perder muito tempo comentando essa 'solução', pois, além de incorreta, o candidato também somou as frações de modo incorreto, sem reduzi-las ao mesmo denominador...

Sabemos que a maioria dos candidatos adota a seguinte solução: 1/3 + 3/2 = 11/6.

A solução acima também está incorreta, mas parece que não encontramos explicação razoável para isto, não é mesmo?

A primeira dica que sempre passamos para nossos alunos é: "leia, com atenção, o enunciado!"

Observe que o enunciado informa que as duas turmas têm o mesmo número de alunos.

Agora, imagine o seguinte:

A turma A tem 1 menina e 3 meninos (proporção: 1/3).

A turma B tem 3 meninas e 2 meninos (proporção: 3/2).

Isto está em desacordo com o que diz o enunciado: as duas turmas têm o mesmo número de alunos

Tentemos o seguinte:

A turma A tem 2 meninas e 6 meninos (proporção: 1/3).

A turma B tem 6 meninas e 4 meninos (proporção: 3/2).

Observe que continua incorreto! É por isso que não podemos realizar a soma 1/3 + 3/2 = 11/6, pois essa 'solução' não leva em conta que as duas turmas devem ter o mesmo número de alunos...

Além disso, observe que a razão 11/6 aponta para um número de meninas que é quase o dobro do número de meninos (11 meninas para 6 meninos). Levando-se em conta as proporções dadas para as duas turmas, vê-se que não seria possível o número de meninas quase "dobrar", se em nenhuma das turmas a proporção aponta nessa direção...

Deixemos de lado o raciocínio anterior e passemos à solução correta!

Solução:

[Dica: Para resolver questões desse tipo revise os conceitos de Proporcionalidade, especialmente, Razão e Proporção.]

Sabemos que na turma A há 1 menina para cada 3 meninos (1/3), isto é, o número total de crianças pode ser representado por:


Cada parte da barra acima tem o mesmo número de crianças. O número total de crianças na turma A é representado por 4 partes.

Na turma B há 3 meninas para cada 2 meninos (3/2), isto é, o número total de crianças pode ser representado por:


Cada parte da barra acima tem o mesmo número de crianças. O número total de crianças na turma B é representado por 5 partes.

Como o enunciado informa que as duas turmas têm o mesmo número de alunos, precisamos encontrar um número que seja múltiplo comum de 4 e 5, como, por exemplo, 20, 40, 60, ..., 100

Para simplificar os cálculos, adotemos o número 20 como o total de crianças em cada turma.

Assim, tem-se:

Turma A: 20/4 = 5 (cada parte tem 5 crianças), e a proporção é a seguinte: 5/15, ou seja, 5 meninas e 15 meninos.

Turma B: 20/5 = 4 (cada parte tem 4 crianças), e a proporção é a seguinte: 12/8, ou seja, 12 meninas e 8 meninos.

Desse modo, agora podemos somar o número de crianças do mesmo gênero nas duas turmas:

5 + 12 = 17 meninas

15 + 8 = 23 meninos.

Resposta: Quando juntaram as duas turmas para assistir a um filme, os professores das duas turmas perceberam que a razão entre o número de meninas e o número de meninos, nessa ordem, passou a ser igual a 17/23.


Questões propostas, nas quais você deverá empregar o mesmo raciocínio:

1. ANPAD 2006. Duas jarras contêm, cada uma, o mesmo volume de uma mistura de água e álcool, nas proporções de 2:8 na primeira jarra e de 2:3 na segunda jarra. Juntando-se os conteúdos das duas jarras, obtém-se uma mistura de água e álcool cuja proporção entre água e álcool é
a) 2:5
b) 3:7
c) 3:11
d) 4:11
e) 4:24

2. ANPAD 2003. A razão entre o número de homens e o de mulheres em uma academia é 3/4. Um possível número total de pessoas nessa academia é
a) 34
b) 39
c) 46
d) 48
e) 49

3. ANPAD 2003. Um filme tem duração de 4 horas. Sabendo-se que o que resta para terminar o filme é 1/3 do que já passou, então o tempo gasto até o momento é
a) 33 min
b) 1h
c) 1h20min
d) 1h30min
e) 3h

Gabarito: 1-b, 2-e, 3-e

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Abraços e até a próxima dica!
Prof. Milton Araújo.

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