sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Como obter nossos e-books gratuitos

A Instituto Integral Editora oferece mais um e-book inteiramente gratuito aos seus Amigos:

Lógica Informal (edição revisada e atualizada)

São 170 questões ao todo. Parte delas resolvidas passo-a-passo, e outras propostas, com gabarito.

A seguir, uma pequena demonstração do que você encontrará no livro:


Sumário

Capítulo 0. Introdução

Capítulo 1. Verdades e mentiras

Capítulo 2. A quantidade mínima

Capítulo 3. Padrões repetidos em figuras

Capítulo 4. Pesagens

Capítulo 5. Sequências de palavras e números

Capítulo 6. Operações estranhas

Capítulo 7. Aritmética básica

Capítulo 8. Relacionamento de pessoas e objetos

Capítulo 9. Outros tipos de questões 


Capítulo 0. Introdução

“Covardes nunca tentam; fracassados nunca terminam; vencedores nunca desistem. [Norman Vincent Peale]

Capa
Neste volume abordaremos a Lógica Informal, cujas questões não têm por base os conceitos que o leitor procurou assimilar através do Volume 1 – Raciocínio Lógico Formal.

Aqui as questões visam apurar a versatilidade do leitor no pensar, assim como sua frieza ao encarar desafios, encaminhando uma solução apropriada.

Em concursos públicos os programas geralmente se referem a “questões que visam apurar a habilidade do candidato em relacionar pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.”

O que pensamos de um programa assim enunciado? Só serve para deixar o candidato ainda mais confuso, visto que um programa, na verdadeira acepção da palavra, deve enunciar/enumerar claramente os tópicos que serão cobrados na prova; algo do tipo: (1) Verdades e mentiras; (2) Sequências; (3) Relacionamento de pessoas ou objetos; (4) Pesagens; etc. Desse modo, e apenas desse modo, o candidato estará seguro de que poderá se preparar adequadamente.

É mais ou menos desta forma que este livro está organizado, e, embora seja fato sabido que não irá abordar todos os tipos de questões a serem cobradas – dada a variedade do tema – pelo menos, esperamos, orientará o candidato de modo mais coerente, para que possa desenvolver seu próprio estilo e habilidade para resolver um grande número de questões.

Uma recomendação importante:
Abstenha-se de ficar buscando as respostas ou a solução completa para as questões, ao primeiro sinal de dificuldade! Lembre-se de que, se uma questão de raciocínio lógico já está respondida (ou já raciocinada por outra pessoa), seu cérebro irá parar de trabalhar na solução e tomará uma carona no raciocínio alheio por meio de mera leitura... Isso não passa de uma ilusão de aprendizado!

Para finalizar, deixaremos o leitor com um desafio para estimular seus neurônios...

Uma estante tem 10 prateleiras. Cada uma tem 10 livros idênticos que pesam 1 kg cada um. Sem você ver, uma pessoa troca todos os livros de uma das prateleiras por livros também idênticos, mas com 1,001kg (1 quilo e 1 grama) cada um. Você tem uma balança com dois pratos, mas só tem direito a fazer apenas uma pesagem. De que maneira isto poderia ser feito, a fim de se descobrir, sem sombra de dúvidas, em que prateleira os livros foram trocados?

[No Capítulo 4 há dicas para se resolver questões com pesagens.]

Divirta-se!

O autor.

Para acessar o livro completo, entre no Grupo "Sou Integral!" no Facebook e clique na guia "Arquivos".

Aviso:
O Mediafire reconfigurou nossa pasta de material didático gratuito. Com essa medida, várias pessoas não estão conseguindo acessar nossos arquivos.

Nossos arquivos foram transferidos para o Grupo "Sou Integral!"
Basta clicar na guia "Arquivos", na parte superior da página, para ter acesso a todos os nossos e-books. 
Tudo gratuito! 

Por gentileza, compartilhe essa informação com os seus contatos. 

Obrigado!