Palestra de Apresentação do
Curso Preparatório para o Teste ANPAD do Instituto Integral
para a Turma Especial do TJ-RS
(Em 11/10/2013 - 16:00 - 18:00h)
Local: Auditório da ESM
(Em 11/10/2013 - 16:00 - 18:00h)
Local: Auditório da ESM
1. Breve histórico:
O Instituto Integral foi
idealizado em 2001 para dar suporte a candidatos a concursos públicos em
matérias-chave, tais como Matemática, Matemática Financeira, Estatística e
Raciocínio Lógico.
Como nossa principal demanda
ficou centrada no Teste ANPAD, decidimos tornar esse certame nosso carro-chefe,
embora ainda continuemos a preparar muitos candidatos para concursos públicos.
Nos 13 anos de existência, o
Instituto Integral já preparou mais de 1.000 alunos ao Teste ANPAD, tendo
aprovado mais de 700 deles nos melhores Programas de Pós-Graduação do Brasil. Cerca
de 20 dos nossos alunos cursaram Doutorado no exterior.
Atualmente, nosso índice de
aprovação ultrapassa os 75%.
2. Objetivos do curso:
Instrumentalizar o candidato para
que este tenha suporte suficiente para atingir sua meta (aprovação!), sem a
necessidade de adquirir profundos conhecimentos das disciplinas cobradas no
Teste ANPAD, principalmente no que se refere ao Raciocínio Lógico e Raciocínio
Quantitativo.
As aulas das disciplinas citadas
são repletas de dicas, macetes, atalhos e truques. Ensinamos algumas técnicas
para chute que têm trazido resultados altamente favoráveis aos candidatos.
Dentre os tipos de chutes, citamos: (1) chute cego, que garante um percentual
de acerto entre 30 e 40% das questões chutadas; (2) chute estocástico, que pode
garantir um aumento percentual no número de acertos em torno de 10 a 20% do
total de questões da prova. Há outros tipos de chutes e "dribles" para várias pegadinhas...
Exemplo: Sigrid Chaves, nossa
aluna para a edição de junho/2013 resolveu apenas 5 das 17 questões de RQ e
chutou 12. No final, ela acertou 9 questões, ficando com um escore acima de 400
pontos em RQ.
Já tivemos 5 alunos que
conquistaram a pontuação máxima no Teste ANPAD:
(1) Bruno Breyer Caldas: (2008) - Mestre UFRGS;
(2) Fabio Miguel Junges (2009) - Doutor UNISINOS
(2) Fabio Miguel Junges (2009) - Doutor UNISINOS
(3) Maurício Pozzebon (2012) - Doutorando UFRGS.
Dois outros solicitaram a não divulgação de seus nomes.
Dois outros solicitaram a não divulgação de seus nomes.
3. Preparando o terreno:
Sabemos que nossos alunos têm
tempo escasso para se dedicar exaustivamente aos estudos, uma vez que suas
responsabilidades profissionais costumam exigir elevada dedicação.
Além disso, muitos já estão há algum tempo afastados de disciplinas como Matemática, por exemplo, e precisam de alguns "atalhos" para que o reengajamento nos estudos se dê de forma rápida.
Além disso, muitos já estão há algum tempo afastados de disciplinas como Matemática, por exemplo, e precisam de alguns "atalhos" para que o reengajamento nos estudos se dê de forma rápida.
O curso pretende, essencialmente,
"poupar o tempo" dos nossos alunos.
Usamos (recomendamos) técnicas
extraclasse, que aumentam a produtividade, o rendimento e a eficiência do candidato
em até 5 vezes.
(Essas técnicas não estão inclusas no pacote do curso. Sua aquisição correrá por conta do interessado.)
São elas:
3.1. Técnica de relaxamento por Omsica (tecnologia Supraneural FullSync), de Paul
Hoffman.
Valor: US$ 77.00
Em linhas gerais: Omsica é baseado em sons binaurais, porém utiliza tecnologia de ponta uma vez que se trata de sons em vez de ruídos. Omsica é música! Algo bastante agradável ao ouvido.
Em linhas gerais: Omsica é baseado em sons binaurais, porém utiliza tecnologia de ponta uma vez que se trata de sons em vez de ruídos. Omsica é música! Algo bastante agradável ao ouvido.
3.2. Mini-curso gratuito de Controle Mental (Método Silva):
Apresentaremos algumas técnicas que possibilitam o dobro do aprendizado na metade do tempo.
O prof. Milton Araújo é graduado em Controle Mental pelo Silva Mind Control e também pelo D.O.M.
3.3. Aprendizagem Multiplicada por Mapas Mentais (AM3), da Profª Ana Lopes:
Valor: inscrições encerradas.
Novo curso em 2014.
Construiremos alguns Mapas Mentais com os alunos, para apresentar a ferramenta e o seu potencial para multiplicar por 5 a eficiência da aprendizagem.
Construiremos alguns Mapas Mentais com os alunos, para apresentar a ferramenta e o seu potencial para multiplicar por 5 a eficiência da aprendizagem.
3.4. Alimentos "amigos"
do cérebro e alimentos(?) que prejudicam o seu desempenho:
Dicas passadas ao longo do curso.
4. Exemplos de questões e técnicas de abordagem:
4.1. Dadas as premissas:
I. "Se chegam visitas, o cachorro
late."
II. "O cachorro latiu."
Conclui-se que...
4.2. Dadas as premissas:
I. "Se Sofia tem um bom currículo, ela
conseguirá um emprego."
II. "Sofia conseguiu um emprego."
Logo...
4.3. Uma bolinha
e uma raquete de tênis custam juntas R$ 110,00. Sabe-se que a raquete custa R$
100,00 a mais do que a bolinha. Logo, a bolinha custa:
a)
R$ 5,00 b) R$ 10,00 c) R$ 15,00 d) R$ 20,00 e) R$ 55,00
4.4. Em uma sala
há 100 pessoas, das quais 99% são homens. Quantos homens precisam ser retirados
desta sala, para que a porcentagem de homens dentro da sala caia para 98%?
a)
1 b) 2 c) 5 d) 10 e) 50
Questões semelhantes às apresentadas acima foram aplicadas a estudantes de Harvard e MIT (inclusive dos cursos de Matemática e Engenharia!). O resultado final apresentou apenas 50% de acertos...
Como se pode notar, isto pouco ou nada tem a ver com inteligência, visto que é uma das formas com que nosso cérebro trabalha (heurística), que muitas vezes nos conduz a erros cognitivos.
Veremos como lidar com isto ao longo do curso, para que ninguém caia nas costumeiras "pegadinhas"...
5. Medidas de Desempenho:
A cada capítulo, uma lista de exercícios é recomendada para que o aluno a responda com seus próprios recursos, e envie sua nota (número de acertos) para o levantamento de média, desvio padrão e Escore ANPAD. Os resultados são enviados para cada aluno, individualmente. Divulgamos coletivamente apenas a média de acertos e o desvio padrão.
Com esses resultados, o aluno estará apto a fazer sua auto-avaliação de desempenho, elegendo os tópicos em que necessita de reforço. Preferencialmente, recomendamos que o reforço seja feito justamente naqueles capítulos em que o desempenho foi maior! Isto funciona como uma poderosa "dica"... Muitos acham que devem reforçar os tópicos em que se julgam mais fracos. E o pior: fazem isto muito próximo da prova, o que só os leva a aumentar o nível de ansiedade e angústia. Nossa proposta é justamente eliminar esses "ladrões" do bom desempenho...
Complementamos esse "medidor de auto-desempenho" com aulas de exercícios para a resolução das questões que geraram maior volume de dúvidas.
6. Links úteis:
A cada capítulo, uma lista de exercícios é recomendada para que o aluno a responda com seus próprios recursos, e envie sua nota (número de acertos) para o levantamento de média, desvio padrão e Escore ANPAD. Os resultados são enviados para cada aluno, individualmente. Divulgamos coletivamente apenas a média de acertos e o desvio padrão.
Com esses resultados, o aluno estará apto a fazer sua auto-avaliação de desempenho, elegendo os tópicos em que necessita de reforço. Preferencialmente, recomendamos que o reforço seja feito justamente naqueles capítulos em que o desempenho foi maior! Isto funciona como uma poderosa "dica"... Muitos acham que devem reforçar os tópicos em que se julgam mais fracos. E o pior: fazem isto muito próximo da prova, o que só os leva a aumentar o nível de ansiedade e angústia. Nossa proposta é justamente eliminar esses "ladrões" do bom desempenho...
Complementamos esse "medidor de auto-desempenho" com aulas de exercícios para a resolução das questões que geraram maior volume de dúvidas.
6. Links úteis:
6.1. Erros Cognitivos: https://www.youtube.com/watch?v=BFIGkaN6a5M#t=799
6.2. Blog do professor: profmilton.blogspot.com.br
6.3. Site do curso: www.institutointegral.com.br
7. Espaço Aberto para Perguntas e Respostas:
...
ou
Para receber nossas informações e materiais didáticos siga os passos:
1. Vá até a sua caixa de entrada, procure um e-mail com o Assunto "Falta só um clique...". Abra-o e clique no link indicado para começar imediatamente a receber os materiais.
2. Caso não encontre nosso e-mail na caixa de entrada, por favor verifique a caixa de Spam.
3. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email milton.araujo@klickmail.com.br ao seu catálogo de endereços.
Ao final da palestra, 97% dos presentes assinaram a lista de interesse no curso.
Desejamos, desde já, muito Sucesso em seus projetos!
Equipe Instituto Integral.
Equipe Instituto Integral EaD.
"O preço de qualquer coisa é a
quantidade de vida que você troca por isso." [Henry Thoreau]
"Os maiores dos erros são a
pressa antes do tempo e a lentidão diante da oportunidade." [Árabe]
"Você não pode mudar o que não
consegue encarar." [James Baldwin]