quinta-feira, 9 de março de 2017

Como estudar - e aprender - Raciocínio Lógico

"Covardes nunca tentam, fracassados nunca terminam, vencedores nunca desistem." [Norman Vincent Peale]

Conheça o DMAT - 26 videoaulas, com material didático gratuito - POR TEMPO LIMITADO!



ATENÇÃO! A promoção da coleção de livros digitais gratuitos está encerrada desde março de 2017. Os links com as ofertas foram retirados do ar, mas ainda é possível que alguns dos nossos seguidores continuem compartilhando postagens antigas. Verifique sempre a DATA da postagem, para saber se existe alguma oferta que ainda esteja ativa. O link acima é, por enquanto, a única oferta ativa no momento. 
Fique atento(a) à PIRATARIA. Evite problemas com a PF ao tentar adquirir material didático para estudar. Leia a postagem a seguir:

Conheça o LRG - O primeiro e único jogo para estudar e aprender Lógico:

http://profmilton.blogspot.com.br/2017/07/lrg-o-primeiro-e-unico-jogo-para.html


HOT LINK da MEGAPROMOÇÃO de Aniversário (20 anos) do Instituto Integral:
(de 25/11/2019  a 1º/12/2019)

Como estudar (e aprender) Lógica sozinho?
Muitos me fazem esta pergunta! Por aí já se pode concluir que os métodos de aprendizado empregados pela maioria não são os mais eficientes...

No post "Quero ser grande" abordo, em parte, algumas das muitas opções com que os candidatos se deparam, quando se decidem a estudar e aprender Lógica no modo "learn by yourself".

Na verdade, todo aprendizado se dá de modo isolado. Nos dizeres de Galileu Galilei "Não se pode ensinar coisa alguma a um homem; pode-se apenas ajudá-lo a encontrá-la dentro de si mesmo."

Você pode ter orientação de todos os modos que julgar apropriados. Tudo é válido. Mas o entendimento; aquele momento em que "a ficha cai", ou quando você diz: "Eu entendi!", não é feito por obra de quem quer que seja. É um ato isolado, todo seu.

Seu melhor professor é você mesmo!

Para começar, você só precisa ter Paciência e Disciplina. Esses são requisitos fundamentais.
Muitos alegam que não conseguem aprender lógica, mas um simples diagnóstico mostra que a maioria dos que iniciam seus estudos nesse assunto, o fazem buscando respostas prontas, pois pensam que irão aprender raciocínio lógico por meio de questões resolvidas.

Pense apenas no seguinte: se uma questão de raciocínio lógico já está respondida, não haverá aprendizado... Na verdade, nem sequer se tem uma questão de raciocínio propriamente dita, pois alguém já raciocinou antes de você; tarefa da qual você se verá totalmente dispensado.

Nosso cérebro é extremamente poderoso, mas também é bastante preguiçoso...

Se lançarmos um desafio ao cérebro, ele jamais irá parar de trabalhar sobre o problema, analisando milhões de alternativas e realizando milhões de cálculos, até que consiga solucioná-lo. Porém, se a solução é apresentada ao cérebro, ele imediatamente para de trabalhar na questão, passando a fazer uma simples leitura do raciocínio alheio. É como correr uma maratona na garupa de alguém: a brisa suave e agradável no rosto seria como uma ilusão de aprendizado. Não se permita enganar dessa forma! Encare-se como uma pessoa séria e capaz de atingir seus objetivos, desde que se predisponha a pagar o preço. Acredite, você pode!

Um exemplo simples do poder de cálculo que o seu cérebro possui é quando você vai atravessar a rua, e percebe que um carro se aproxima. Numa fração de segundo, você é capaz de tomar a decisão entre as seguintes opções disponíveis:
a)  atravessar tranquilamente, pois o carro não o alcançará;
b) atravessar correndo, para evitar que o carro o alcance;
c) esperar o carro passar, para depois atravessar.

Acredite, o seu cérebro calculou tudo para você: a velocidade do carro; a sua velocidade para atravessar a rua; a distância entre o carro e você, a largura da rua, enfim, tudo... Mas ele lhe poupou de analisar todo o complicado cálculo que fez, e limitou-se a apresentar o resultado de modo simples: 1. Vá tranquilo, 2. Corra, 3. Espere.

Tenha Paciência
Retornando ao ponto do aprendizado da Lógica, a recomendação fundamental, então, é: deixe as questões propostas em segundo plano e se preocupe em assimilar bem os conceitos. Vale dizer: tenha paciência! Geralmente, as questões de lógica formal requerem o domínio de mais de um conceito para que se possa respondê-las. Estude todos os conceitos primeiro, baseando-se apenas nos exemplos solucionados para a assimilação dos conceitos. Deixe os exercícios para a segunda leitura: releia um capítulo de cada vez e tente responder a bateria de questões propostas.

Escreva
Tenha o costume de estudar escrevendo. Faça uma leitura prévia, se possível, em voz alta.
A seguir, faça anotações dos pontos que julgar importantes. Faça resumos periodicamente. Isto ajudará (e muito!) na memorização dos conteúdos.

Tenha disciplina
Estude todos os dias, nem que sejam apenas 30 minutos, e não abandone um capítulo enquanto não tiver pelo menos 70% de aproveitamento nas questões propostas. Busque ajuda nas maiores dificuldades.

Dicas
As dicas mais importantes para quem quer realmente aprender Lógica Formal são:

(1) Estude todos os conceitos primeiro;

(2) Focalize as estruturas dos argumentos. Aprenda a lidar com elas, pois é ali que você encontrará as respostas. Jamais tente responder questões de Lógica Formal interpretando os textos dos argumentos. A interpretação correta está na estrutura, nunca no texto. Lógica Formal (como o próprio nome o diz) é estrutura. Lógica Formal não é sintaxe ou semântica.
Esta forma de raciocinar foi desenvolvida por Aristóteles, há quase 24 séculos. As estruturas lógicas dos argumentos continuam sendo as mesmas até hoje...

(3) Há dois aspectos fundamentais em uma questão de Raciocínio Lógico Formal:
3.1. O conceito abordado pela questão;
3.2. O comando da questão.
Nota-se, nas provas, que os estudantes até conseguem entender alguns conceitos, mas erram as questões porque não conseguem interpretar seus comandos... Para entender melhor este ponto, leia: http://profmilton.blogspot.com.br/2014/08/recursos-susepe-2014-respostas.html

MAIS Dicas, Macetes, Atalhos e Truques:

Conheça o DMAT: https://edu.institutointegral.com.br/dmat

HOT LINK da MEGAPROMOÇÃO de Aniversário (20 anos) do Instituto Integral:
(de 25/11/2019  a 1º/12/2019)


Fazendo ou não nossos cursos para o Teste ANPAD, é muito útil participar da nossa lista preferencial. Enviamos, periodicamente, muita informação privilegiada, assim como material didático atualizado (livros digitais, vídeos, dicas, macetes, atalhos e truques).

A participação nessa lista é gratuita, assim como todo o material nela partilhado.
Os links para a inscrição são esses:


Aprenda Raciocínio Lógico com Flash Cards:

http://edu.institutointegral.com.br/flash-cards

HOT LINK da MEGAPROMOÇÃO de Aniversário (20 anos) do Instituto Integral:
(de 25/11/2019  a 1º/12/2019)

Talvez você goste desta postagem: Você sabe estudar? Parte 3

Abraços e Sucesso!
Prof. Milton Araújo.

Gostou? Então compartilhe com seus melhores amigos!

Tenha cuidado ao escolher suas FONTES para se preparar!