domingo, 5 de outubro de 2014

Quero ser grande

Cena do filme - reprodução
O filme "Quero ser grande" (1988) conta a história de Josh, um garoto que, em um passeio num parque de diversões, é barrado na montanha-russa. Revoltado, ele pede à máquina dos desejos para ser grande. No dia seguinte o pedido foi realizado e a mãe o expulsa de casa, pois não conhece aquele estranho de trinta anos. Entretanto, Josh continua sendo apenas uma criança e agora precisa aprender a se relacionar no mundo dos adultos.

Esse é o desejo de quase toda criança: crescer rápido! Só que não se tem notícia de uma que tenha conseguido crescer um palmo da noite para o dia...

Na vida real, principalmente no que diz respeito à preparação para provas de Concursos Públicos, Josh pode ser comparado àquele candidato imediatista, que pensa conseguir aprovação se preparando uma semana antes das provas.

Infelizmente, para esse tipo de candidato, as notícias não são boas. Tenho acompanhado o ramo dos concursos públicos, como professor, há um par de décadas, e, como examinador, há cerca de sete anos. Nunca vi um imediatista conseguir resultado positivo. Sabem por quê? Porque as provas são elaboradas para eliminar os chutadores compulsivos e os achistas de plantão.

Por outro lado, aqueles que saem na frente, invariavelmente chegam na frente, pois priorizam a "qualidade" da preparação na hora de disputar uma vaga no serviço público, escolhendo bons cursos preparatórios ou material didático elaborado por profissionais habilitados. Como disse George S. Clason, em "O homem mais rico da Babilônia", "A Oportunidade é uma deusa desdenhosa, pois não perde tempo com os despreparados." Em outras palavras: pessoas de sucesso tomam suas decisões de modo pensado, mas não ficam muito tempo pensando, pois sabem que isto pode levar uma boa oportunidade embora.

Para obter resultado positivo em um concurso público é necessário investir, não apenas capital, mas principalmente tempo e dedicação. E isto, a maioria dos candidatos não quer ou não sabe como fazer. Há muitos cursos preparatórios, que se propõem a dar aos candidatos o respaldo necessário para alcançar o êxito almejado. Infelizmente, quantidade não é sinônimo de qualidade, e bons cursos preparatórios são raros. O mesmo vale para materiais didáticos.

Como, então, escolher um bom curso preparatório ou uma boa apostila para estudar? A resposta é simples: basta olhar o currículo dos professores/autores. Todo professor formado (e preparado) tem currículo na Plataforma Lattes. O resto pratica o exercício ilegal da profissão (1).

O Brasil, como todos sabem, é um país que dá pouca ou nenhuma atenção à qualidade do ensino. Assim, abrem-se as portas para que qualquer um vire professor da noite para o dia, mesmo não tendo qualificação para isso (2). Com outras profissões isto raramente ocorre, pois é de praxe um profissional habilitado oferecer denúncia.

Que fique bem claro: qualquer coisa pode ser vendida por qualquer pessoa, mas não se pode tratar o "conhecimento" como mercadoria como aquelas que camelôs vendem... Como bem disse o escritor inglês John Ruskin: "Dificilmente existirá alguma coisa neste mundo, que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato e as pessoas que consideram somente o preço, são suas merecidas vítimas."

Por isso tudo, fica a cargo do próprio candidato o zelo na escolha do seu curso preparatório ou do material didático, para que possa ter chances reais de alcançar êxito na empreitada. Em caso contrário, terá perdido seu tempo e uma boa oportunidade.
(leia neste link:  http://profmilton.blogspot.com.br/2014/08/recursos-susepe-2014-respostas.html as consequências de uma escolha mal feita)

A propósito, eu não tenho a pretensão de 'ser grande'. Como professor, em um país como o Brasil, ser respeitado já estaria ótimo...

Abraços e Sucesso a todos.
Prof. Milton Araújo.


(1) Incorre no exercício ilegal da profissão todo aquele que não tem formação compatível com a função que exerce. Ex.: Advogado ministrando aulas de Estatística, professor de Matemática Financeira com formação em Supletivo nível médio, etc. 
(2) Ajude a melhorar a "qualidade" do Ensino no Brasil. Contrate somente profissionais formados! Professor de verdade tem currículo na Plataforma Lattes.

www.institutointegral.com.br
14 anos

http://institutointegraleditora.com.br/blog/
3 anos
www.institutointegralead.com.br
2 anos

Siga-me no Twitter: @Milton_A_Araujo