quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Turmas desmotivadas: o grande dilema

O jovem chega muito verde, sem muito conhecimento sobre a carreira.

Por Revista Administradores, www.administradores.com.br

Professores despreparados e disciplinas pouco inovadoras causam um efeito pra lá de maléfico sobre os alunos que, sem nem saber por que, vão ficando desmotivados com o passar das horas em sala de aula. Sem pique para os estudos, muitos acabam saindo da faculdade com a bagagem reservada ao aprendizado mais leve do que o esperado. "Além disso, o jovem chega muito verde, sem muito conhecimento sobre a carreira e, em muitos casos, optou pelo curso porque não sabia o que fazer. O problema é que, enquanto isso existir, vão existir cursos ruins e alunos desmotivados", alerta Marcos Hashimoto.

No mercado de trabalho
Consequência: A primeira dificuldade para o aluno que passou anos desmotivado surge na hora de ficar cara a cara com mercado de trabalho. E não se engane com o grande número de vagas abertas diariamente para administradores – nem sempre isso vai garantir uma boa colocação. "Hoje, por exemplo, o país está buscando uma grande quantidade de mão-de-obra importada e o meu temor é que, em consequência desses fatores, como a desmotivação de alunos e de professores, isso aumente ainda mais", observa Sérgio Henrique Fernandes, professor de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

E, segundo ele, há outro dano causado pela desmotivação: quem não recebe uma boa formação pode, no futuro, ao ocupar um posto de trabalho– seja operacional, seja de liderança --, impactar negativamente o mercado, a ponto de minar, por exemplo, a qualidade os serviços prestados no país. "Podemos dizer que, no Brasil, isso é muito deficitário. Nos serviços médicos, hospitalares, na área logística e em tantas outras, vemos muitos profissionais despreparados e esse despreparo tem a ver com todo o ciclo vicioso formado por universidades que facilitam o diploma, professores despreparados e alunos desmotivados", observa Sérgio Fernandes.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo