terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sebrae e BC promovem encontro sobre inclusão financeira

Especialistas debatem soluções para a construção de um sistema financeiro sustentável e inclusivo.

Por Tatiana Alarcon, Agência Sebrae

Para debater e fortalecer a inclusão financeira no país, o Sebrae, em parceria com o governo federal e o Banco Central do Brasil (BC), realiza o III Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira. A presidente Dilma Rousseff participará da abertura, que terá ainda a presença do presidente do BC, Alexandre Tombini, do presidente do Sebrae, Luiz Barretto e do diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos. O evento será de 21 a 23 de novembro, em Brasília.

Cerca de mil pessoas - entre representantes do governo, do segmento de microfinanças, estudiosos e fomentadores nacionais e internacionais - vão discutir soluções para a construção de um sistema financeiro sustentável, eficiente e inclusivo.

Ao todo, serão três painéis simultâneos compostos por mesas de debates, com apresentações e discussões sobre diagnóstico do mercado, marco regulatório, educação financeira e proteção ao consumidor de serviços financeiros.

Na quarta-feira (23), o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, participa de painel sobre os caminhos e oportunidades do microempreendedorismo, população de baixa renda e inclusão financeira. "Esse espaço é, para o Sebrae, uma oportunidade de discutir o acesso dos pequenos negócios a serviços financeiros. Este ano, em função do crescimento do programa, o foco será o microcrédito produtivo e o Empreendedor Individual", explica. Robson Vitor Gonçalves, analista da área, também estará no painel, com palestra sobre cooperativismo de crédito e pequenos negócios.

Durante o evento será lançada a Parceria Nacional para Inclusão Financeira (PNIF), programa baseado nos princípios para Inclusão Financeira Inovadora, do Grupo de Especialistas em Inclusão Financeira (Fieg) do G-20. Liderança, diversidade, inovação, capacitação, cooperação e conhecimento são alguns dos princípios para subsidiar atores públicos e privados na elaboração de políticas públicas sobre o tema. O objetivo é promover a parceria global e abrir fontes de financiamento para as micro, pequenas e médias empresas.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo