sábado, 26 de novembro de 2011

Sebrae anuncia recursos para gestão de incubadoras

Edital foi lançado na quinta-feira (24), em São Paulo.

Por Regina Mamede, Agência Sebrae

O Sebrae lançou quinta-feira (24), edital para seleção de incubadoras que vão receber investimentos destinados à melhoria na gestão. O volume total de recursos e o detalhamento das condições foram divulgados, às 11h, no escritório do Sebrae Nacional, em São Paulo.

Estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo Nacional, Roberto Simões, o presidente Luiz Barretto e o diretor-técnico Carlos Alberto dos Santos. O presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Guilherme Ary Plonsky, também participa do evento.

"Com o edital, o Sebrae quer implantar um padrão de excelência para o funcionamento desse tipo de empreendimento e aumentar o número de empresas beneficiadas pelas incubadoras", diz diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. A proposta, segundo ele, é promover o fortalecimento das incubadoras de forma que desenvolvam empreendimentos inovadores e competitivos para fazer frente às perspectivas de crescimento do país. Pelo menos 160 projetos receberão apoio da instituição.

Os termos do edital levam em conta as práticas-chaves do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), um modelo de gestão criado pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, para certificação de incubadoras de empresas. O Cerne foi inspirado nos modelos desenvolvidos pelos Small Business Development Centers (SBDCs) e Business Innovation Centers (BICs), programas de apoio às micro e pequenas empresas norte-americanas e europeias.

"A trajetória do conhecimento hoje está focada na inovação e no empreendedorismo. Nosso papel é ajudar as empresas", avaliou o presidente do Anprotec, Ary Plonsky. O objetivo é fortalecer as incubadoras tendo em vista o aumento da taxa de ocupação e melhorar os resultados quantitativos e qualitativos. O acompanhamento e a avaliação dos resultados serão feitos por consultores especializados da Anprotec e do Sebrae.

Os ambientes das incubadoras são favoráveis à atração de empresas nascentes que apresentam condições de crescimento de forma sustentável, competitiva e inovadora. Estudo feito pelo Sebrae, que incluiu 223 de um universo de 294 incubadoras apoiadas pela entidade, mostra que a maioria delas está ligada às instituições de ensino superior do país; o maior número é de base tecnológica e trabalha com pessoal reduzido; e 48% dependem de recursos de terceiros para oferecer suporte técnico às empresas incubadas.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo