segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Maioria dos profissionais já presenciou preconceito contra negros nas empresas

Segundo pesquisa, 51% já presenciaram alguma atitude preconceituosa dentro da empresa em que trabalham.

Infomoney

Ações racistas contra negros ainda são comuns no meio corporativo. Um levantamento realizado pela Trabalhando.com, com 275 pessoas, revelou que 79% já presenciaram atitudes preconceituosas contra estes profissionais.

Deste total, 51% já presenciaram alguma atitude preconceituosa dentro da empresa em que trabalham e 28% em outras companhias.

Sem preconceito
Apenas 21% dos respondentes disseram que nunca viram nenhuma manifestação desse tipo. E para eles, atualmente, no mercado de trabalho, não existe mais preconceito.

Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, infelizmente, o preconceito ainda é uma realidade no Brasil. “O mundo aplaudiu de pé quando o povo norte-americano elegeu Barack Obama. Por ser o primeiro presidente negro da história daquele país, a sensação era de igualdade e de poder compartilhado entre negros e brancos, mas infelizmente no Brasil a coisa ainda não é bem assim”, ressalta.

Ele acrescenta que os números da pesquisa mostram que, apesar dos esforços, o preconceito está dentro das empresas. “Ainda assim, não podemos deixar de lutar pelo seu fim e para tornar o ambiente profissional cada vez mais justo e baseado em meritocracia”, finalizou.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo