quinta-feira, 17 de novembro de 2011

E-commerce: Black Friday brasileiro deve movimentar R$ 15 milhões em único dia

A partir das 0h do dia 25 de novembro, as principais lojas virtuais do Brasil irão oferecer descontos de até 70%; tendência é que a data seja incorporada no calendário do varejo no país.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil irá receber o Black Friday, data tradicional nos EUA em que as principais lojas oferecem promoções com descontos acima do normal. O evento, promovido pelo site Busca Descontos, irá contar com a participação de grandes lojas online como WalMart, Americanas, Carrefour, Dell, NetShoes, Lojas MM, Compra Fácil, Polishop, entre outros. O evento acontece na próxima sexta-feira (25) e irá durar 24 horas.

Os descontos promovidos pelo varejo americano no último Black Friday, realizado em 26 de novembro de 2010, geraram US$ 648 milhões em vendas online nos Estados Unidos. Esse foi o maior volume diário de vendas do e-commerce americano em 2010, superando em 9% o faturamento de US$ 595 milhões alcançado no Black Friday de 2009. As informações são da empresa de métricas online comScore.

Para este ano, a expectativa é que o número de vendas geradas pelo Busca Descontos chegue a R$ 15 milhões, número cinco vezes maior em relação ao ano passado. "Multiplicamos por 10 a capacidade de nossos servidores, além disso, teremos uma equipe de 25 pessoas que atenderá aos clientes pelas redes sociais" explica Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos. Além dos produtos, o Black Friday de 2011 abre espaço para a participação de sites de compra coletiva, que vão oferecer descontos de pelo menos 70%.

Famoso nos Estados Unidos, o Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem megapromoções, que em alguns casos chegam até 90%. Para os comerciantes, o dia funciona como uma ferramenta para alavancar as vendas e atrair novos clientes, que podem ser fidelizados posteriormente. Para os consumidores, uma ótima oportunidade de comprar diversos produtos com preços reduzidos.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo