segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Características empreendedoras podem ser estimuladas

Especialista Rose Mary Lopes aponta que educação também desperta estas atitudes.

Por Mariana Flores, Agência Sebrae

As atitudes empreendedoras foram tema do último dia do Fórum Sebrae de Conhecimento, em Brasília. No fórum, destacou-se que a genética e o modelo desenvolvido em casa são importantes, mas a educação pode estimular essas características.

"Genética não é destino fechado. Há toda uma interação com o ambiente que também conta. Depende da decisão pessoal de se esforçar", afirmou a professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Rose Mary Lopes, palestrante do evento.
Com metodologia das Nações Unidas e realizado pelo Sebrae, o seminário Empretec já capacitou mais de 159 mil pessoas em 18 anos no Brasil. Essa programação estimula os comportamentos empreendedores. "O desenvolvimento de atividades empreendedoras faz diferença na prática. O Empretec ajuda a desenvolver atitudes", destacou a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti. Entre as habilidades empreendedoras que podem ser aprendidas, segundo Rose Mary, figuram a percepção das oportunidades e o talento para levantar recursos.
A palestrante observou que empreendedores com atitude se veem como independentes, inovadores e intuitivos, fazem mudanças radicais e gostam de tomar decisões sozinhos. Essas características funcionam como gatilho para o comportamento empreendedor. O melhor momento para se adquirir atitudes e habilidades é na infância, segundo Rose Mary. Mas o processo de formação de atitudes e do comportamento, ressalta, constitui aprendizagem para toda a vida. A palestra foi realizada na sexta-feira, dia 18.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo