terça-feira, 4 de outubro de 2011

Apresentações corporativas profissionais: um jeito de investir em você mesmo

Já parou para pensar que se dedicar a uma apresentação da mesma maneira que você se dedica ao seu currículo pode lhe render bons frutos?

O caminho mais curto para o sucesso começa com um investimento em você mesmo. Fazer MBAs, pós-graduações e cursos de extensão é um bom começo. No meio desse caminho, se encontram as apresentações em PowerPoint, que todos estão habituados a fazer, geralmente 1 hora antes do momento de apresenta-la. Nesse caso, buscam-se alguns slides do ppt que seu colega fez no mês passado, imagens de internet, gráficos não muito claros, coloca-se a missão, visão e valores da empresa e pronto, uma apresentação novinha.

Já parou para pensar que se dedicar a uma apresentação da mesma maneira que você se dedica ao seu currículo pode lhe render bons frutos? Mostrar boa postura, aliada a uma apresentação feita com cuidado, pode causar muito impacto em quem o vê. Afinal, a sua imagem e a da empresa que você representa estão vinculadas àquele momento.

Uma boa apresentação requer planejamento e atenção ao fundamental tripé de sucesso:

1. Estruturar o conteúdo de forma mais envolvente, sempre focado em qual é a mensagem que você quer que fique na cabeça do seu público ao final da apresentação. Essa estrutura pode ser em formato de uma história (o conhecido storytelling) ou até algumas metáforas para representar melhor o assunto tratado. Trabalho para um roteirista especializado.

2. Encontrar a melhor solução visual para sua apresentação, deixando-a esteticamente mais agradável, organizada e funcional, bem como selecionar cores e imagens condizentes ao assunto. Este é o trabalho do diretor de arte e sua equipe de designers que irão transformar cada tela em um layout profissional.

3. Treinar sua apresentação antes do momento oficial com um profissional especializado. Ele irá para corrigir erros e cacoetes, mostrar onde as ênfases de mensagem devem entrar e trabalhar na sua postura. Este processo é chamado de coaching, e o resultado é um orador muito mais bem treinado e confiante.

É muito importante que este tripé sempre faça parte do processo de criação de apresentações. E é justamente por esta preocupação com todos esses momentos que a MonkeyBusiness vem se destacando no meio corporativo.

MonkeyBusiness, nós fazemos a sua apresentação. Vendedora, objetiva e encantadora

A agência MonkeyBusiness está no mercado de apresentações desde o início de 2009. De lá para cá, já realizou mais de 500 apresentações para cerca de 160 clientes (nacionais e internacionais) dos mais diversos segmentos do mercado como Odebrecht,Visa, Braskem, Ambev, Nextel, Vivo, Bradesco, AlmapBBDO, CPFL, ESPM, FIAT, Unilever e muitos outros. Atuando como consultores especializados, é papel da agência transformar qualquer tipo de apresentação em uma mídia impactante e envolvente.

Com uma apresentação feita nestes moldes, fica muito mais fácil atingir com eficácia o público-alvo no momento em que todos estão ali para te ouvir e não para brincar com seus smartphones enquanto a apresentação não acaba.

A MonkeyBusiness está também sempre atenta às novidades do mercado para oferecer as melhores soluções em apresentações. Prova disso é a forte relação que mantém com os eventos TEDx no Brasil e em outros países como Portugal e Itália, sendo a única agência de apresentações a apoiá-los oficialmente. Eventos como o TED e TEDx contam sempre com a presença constante de grandes palestrantes como Bill Clinton, Al Gore, Bono Vox e muitos outros. Além disso, eles têm um formato específico de apresentações: elas não podem ultrapassar 18 minutos, fazendo com que o palestrante transmita sua mensagem objetivamente, mantendo em seu discurso as informações que realmente importam para aquele momento.

A larga experiência acumulada nessa parceria fez com que a MonkeyBusiness organizasse o TEDxCampos (www.tedxcampos.com.br), o primeiro TEDx da América Latina a ter a Gastronomia como tema principal. O evento contou com grandes nomes da culinária nacional e internacional como Flávia Quaresma, Vítor Sobral, G.Garvin, Marcelo Fernandes, Rubino Brothers e Carmem Correia, além de uma parceria com o Senac. A agência foi a responsável pela curadoria, fez praticamente todas as apresentações e treinou os palestrantes. Consultoria completa que engrandeceu ainda mais o evento. Toda a experiência adquirida fez surgir um novo produto da empresa: As apresentações TEDTalk,que seguem os parâmetros de apresentação do TED internacional. Com mais de 100 apresentações TEDTalk realizadas, a MonkeyBusiness traz essa expertise para seus clientes.

Há também o formato Pecha Kucha de apresentações. Criado no Japão, obteve tanto sucesso que foi exportado para diversos países, inclusive o Brasil. Seu formato de apresentações é o 20x20: 20 slides de 20 segundos cada, com transição automática entre eles. Isso reduz a apresentação para exatos 6 minutos e 40 segundos, fazendo com que o palestrante seja objetivo e não canse sua plateia. Com o treino correto, sua apresentação terá muito mais destaque em meio às outras.

Visite o site da MonkeyBusiness (www.monkeybusiness.com.br) para conhecer melhor o trabalho da agência. Ela foi uma das primeiras agências a ter uma fanpage no Facebook e mantém um blog com dicas e novidades sobre apresentações (www.macacosmebloguem.com.br). Conheça a MonkeyBusinesse veja porque vale a pena confiar sua apresentação a quem se preocupa com ela do começo ao fim.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo