sábado, 17 de setembro de 2011

Sebrae e Senar investem R$ 20 milhões em capacitação

A parceria será firmada nesta terça-feira (13) em Brasília e tem o objetivo de preparar os pequenos produtores para uma melhor gestão da propriedade rural.

Por Regina Xeila, Agência Sebrae

Brasília - A partir de outubro os cerca de 4,6 milhões de pequenos produtores rurais do país poderão fazer o curso 'Negócio Certo Rural' no sistema de educação a distância. Também será ampliado de 220 para 615 o número de turmas presenciais do projeto este ano. Essas são algumas das novidades que traz o convênio de cooperação técnica e financeira a ser firmado entre Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), nesta terça-feira (13), às 15 horas, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. A nova parceria prevê investimentos de cerca de R$ 20 milhões.

Assinam o documento, o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, o diretor-técnico, Carlos Alberto dos Santos, e a presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Regina de Abreu. O novo convênio dará continuidade às ações de capacitação do pequeno produtor em gestão da propriedade rural, já desenvolvidas pelo Sebrae e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), instituição vinculada à CNA.

A nova parceria prevê a criação do "Negócio Certo Rural' no método de educação a distância (EaD). A formação das turmas está prevista para outubro próximo. O curso – antes disponível apenas presencialmente – irá possibilitar aos produtores acessar a metodologia, sem precisar sair de suas propriedades. Para quem não tem acesso a meios digitais, poderá buscar apoio nas lan houses, associações, cooperativas e sindicatos rurais. O curso tem duração de 60 dias e conta com o apoio de um tutor, que irá auxiliar os participantes a elaborar o plano de negócio da propriedade. Ao final, os melhores trabalhos ganharão uma consultoria presencial, de quatros horas.

O Negócio Certo foi customizado para o meio rural e nacionalizado em 2010. Trata-se de projeto de capacitação, de curta duração, em planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais. Sua metodologia apresenta conteúdos básicos, estruturados em seis etapas, que auxiliam os participantes na melhoria de negócios já existentes ou na implantação de novos negócios na propriedade. O público-alvo são produtores rurais, famílias, jovens e trabalhadores do meio rural. De acordo com o censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 4,6 milhões produtores rurais no país.

A meta do projeto presencial para este ano é realizar 615 turmas (só o estado de Santa Catarina receberá 100 turmas) e atender 18.450 produtores rurais e capacitar 150 instrutores e consultores nos conteúdos e metodologia do projeto. Em 2010 foram realizadas 220 turmas, com 4.780 participantes inscritos. Hoje o projeto acontece em 26 estados, com exceção de São Paulo.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo