segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sebrae e Gerdau começam programa de capacitação

Em setembro ocorre o primeiro workshop de gestores de um programa nacional que será desenvolvido com objetivo de preparar os fornecedores do setor siderúrgico.

Por Dilma Tavares, Agência Sebrae

São Paulo - O Sebrae e a Gerdau promovem em Brasília, nos dias 26 e 27 de setembro, o primeiro workshop de gestores do programa nacional de capacitação de micro e pequenas empresas fornecedoras da cadeira produtiva do setor da siderurgia nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. As datas foram fechadas nesta segunda-feira (12), na sede da Gerdau, em São Paulo, quando diretores do Sebrae e da siderúrgica assinaram um comunicado conjunto para desenvolver a iniciativa.

O Programa de Capacitação de Fornecedores Sebrae/Gerdau tem por base a parceria de sucesso realizada nessa área, desenvolvida desde 2006, no Rio Grande do Sul. A partir deste mês de setembro a ação está sendo expandida para outros estados. A meta é atender 360 empresas com capacitações nas áreas de gestão, inovação e implementação de indicadores de medição de resultados.

As metas são: aumentar em 5% o volume de vendas brutas das empresas participantes do projeto até dezembro de 2012; subir empresas em 5% o número de geração de empregos na área até dezembro de 2012 e mais 5% até dezembro de 2013. Também estão então entre os objetivos, alcançar 85% de pontualidade nos prazos de entrega de produtos e serviços até dezembro de 2012 e em 90% até dezembro de 2013.

"Nessa parceria, ganha a Gerdau, com a melhoria da qualidade dos seus fornecedores, e ganha o Sebrae, que fortalece um conjunto de empresas que aumentam a possibilidade de fornecer para uma empresa desse porte, ampliam suas vendas e a geração de emprego", disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Ele destacou a importância dessa capacitação para os micro e pequenos negócios, especialmente quanto à melhoria de gestão e a medição de resultados. Segundo ele, "são pontos decisivos para ampliar a competitividade desses empreendimentos e os resultados são positivos para o próprio país".

"Não existe uma economia das grandes empresas separada das pequenas empresas. Existe um único tecido econômico e a competitividade, é cada vez mais, a competitividade de setores, de cadeia de valores, de cadeias produtivas, de regiões e do país", completou o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Ele apresentou o trabalho do Sebrae, especialmente os voltados para ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas e ressaltou importância do encadeamento produtivo nesse processo.

De acordo com o diretor de suprimentos da Gerdau, Fladimir Gauto, o trabalho desenvolvido junto aos micro e pequenos negócios está alinhado à missão da empresa, e agrega valor a toda a sua cadeia de suprimentos. Ele destacou a importância dessa rede para a excelência e a competitividade dos negócios e a necessidade do foco nos micro e pequenos negócios. "Temos um foco no desenvolvimento das micro e pequenas empresas fornecedoras da Gerdau para aumentar a produtividade na sua gestão, garantir padrões globais na qualidade de produtos e serviços e reforçar a questão da sustentabilidade", disse, destacando a importância da parceria com o Sebrae no processo pela sua expertise em capacitação e capilaridade pelo país.

"Não há empresa rica em país pobre, com fornecedores pequenos utilizando processos e tecnologias ultrapassadas e pessoas não treinadas", lembrou outro vice-presidente da Gerdau, Alfredo Huallen que também destacou a importância da iniciativa, não só para os pequenos negócios, mas também, para o país. Conforme outro vice-diretor da Gerdau, Ricardo Mascheroni, a idéia é trabalhar pela perpetuidade das empresas. "É preciso trabalhar para que nossos parceiros permaneçam tanto quanto nossa empresa", disse.

"Um dos indicadores chave será a redução da dependência dos fornecedores da Gerdau, de forma que eles tenham condições de atender ao mercado", explicou Mauro Mucelim, da Gerdau, ao explicar o Programa Avançado de Desenvolvimento de Fornecedores da empresa.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo