quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pesquisa destaca crescimento da participação feminina em cargos de diretoria e gerência

A mudança de perfil aconteceu principalmente na área de Finanças. Recursos Humanos continua na liderança.

Por Redação, www.administradores.com.br

A empresa de recrutamento especializado, Michael Page, em levantamento realizado com base em entrevistas feitas entre janeiro e outubro de 2011, destaca a participação de mulheres em cargos de diretoria e gerência, embora ainda sejam poucas as presidentes de empresas do sexo feminino (menos de 10%).

Sérgio Sabino, Diretor de Marketing da MP para América Latina, garante que a principal mudança de perfil aconteceu na área de Finanças, onde a maioria dos cargos de alta gerência e diretoria pertencia aos homens. "Atualmente, 40% das vagas no setor são preenchidas com mulheres e, na maior parte das vezes, nas áreas de Controladoria, Gestão de Impostos e Planejamento Financeiro", completa.

O levantamento usou como base as 10 principais divisões da Michael Page: Logística, Engenharia, Tecnologia, Vendas & Marketing, Banking, Propriedade & Construção, Finanças, Seguros, Jurídico e RH. De todas as contratações da empresa, 61% são homens e 39% são mulheres.

Das contratações femininas, a área de RH continua na liderança com 67% de vagas preenchidas. Na sequência, 59% das profissionais foram para empresas da área jurídica, principalmente para áreas sociais e tributárias. O quadro abaixo descreve a divisão por área de expertise:


Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo