quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Google+ dispensa convites e anuncia mudanças

As principais mudanças são em relação ao Hangouts, o bate-papo em vídeo e em grupo do site, que agora está disponível para celulares com Android (e, em breve, para iPhone).

Adnews

A partir de agora, o Google+ está totalmente aberto para novos cadastros. Até então, a nova rede social da gigante de buscas era restrita, mas cada um que entrava já ganhava, em média, 150 convites.

Prestes a completar 90 dias de funcionamento, o site faz questão de lembrar que é um "projeto" e ainda está em fase de testes, período que serviu para que 91 aprimoramentos fossem aplicados. Hoje, a empresa mostrou mais nove alterações, completando 100 novidades desde a estreia, em 28 de junho.

Novo Hangouts
As principais mudanças são em relação ao Hangouts, o bate-papo em vídeo e em grupo do site, que agora está disponível para celulares com Android (e, em breve, para iPhone). Foi criado o "Hangouts no ar", com o qual é possível expandir a conversa para transformá-la em uma apresentação - ainda há um limite de nove pessoas por bate-papo, mas pode-se abrir o conteúdo a quem quiser assistir.

Também foi colocado em prática o "Hangouts super", uma série de novas aplicações para o serviço, que ganhou: compartilhamento de tela, um caderno de desenhos, integração com o Google Docs e opção de sala temática.

O Google lançou ainda um conjunto de APIs para o Hangouts, para que os internautas possam desenvolver aplicativos ou jogos voltados ao recurso - a exemplo da ligação com o Docs, criada antes como extensão.

G+ com Google
Uma das maiores demandas dos usuários do Google+ era a implantação de um sistema de buscas na rede, e o Google resolveu isso também.

Basta digitar o termo em uma barra colocada no topo da página e o site retornará com resultados que mesclam conteúdo postado pelos usuários com o que estiver na base de buscas do Google.

"Em todos os casos, os resultados de pesquisa do Google+ incluirão ítens que somente você pode ver, de forma que atualizações da família, por exemplo, serão tão fáceis de se encontrar como notícias internacionais", informa Vic Gundotra, vice-presidente sênior de Engenharia.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo