quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Brasil só terá fábrica de iPads em 2012

Pelo menos 800 pessoas já foram selecionadas para atuar na unidade da Foxconn – taiwanesa montadora dos aparelhos - que ficará no quilômetro 66 da Rodovia Anhanguera, em Jundiaí.

Adnews

A fábrica de iPads brasileiros realmente vai demorar para começar a funcionar. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região, Evandro Oliveira Santos, disse que os aparelhos só "devem chegar ao mercado em 2012 e não este ano", como prometeu o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

Pelo menos 800 pessoas já foram selecionadas para atuar na unidade da Foxconn – taiwanesa montadora dos aparelhos - que ficará no quilômetro 66 da Rodovia Anhanguera, em Jundiaí. O sindicato espera que cerca de 3 mil pessoas sejam contratadas para atuar no local.

"Nesta quinta-feira vamos discutir em reunião com representantes da Foxconn as condições básicas para esses trabalhadores: piso salarial inicial superior a R$ 1 mil, transporte fretado, refeição, vale cesta básica, assistência médica e jornada de trabalho e de compensação", disse Santos ao Estadão.

Em abril, após a presidente Dilma Rousseff ter visitado a China, o ministro Mercadante confirmou a montagem brasileira dos iPads e disse que a fábrica começaria a operar em novembro deste ano. Assim, os aparelhos estariam nas lojas a tempo para o Natal.

Mas nem mesmo o alvará para a montagem do galpão foi concedido ainda, segundo a Prefeitura local, porque a Foxconn não entregou todos os documentos. Só a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) já deu seu aval para as construções.

Nesta semana foi noticiado que a Foxconn não tinha sequer levantado todo o investimento necessário para as instalações, então pediu que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fosse seu sócio majoritário no Brasil, mas foi negado. Parte do dinheiro seria conseguida ainda por meio de uma abertura de capital, mas a crise que tem derrubado as bolsas no mundo todo acabou com a ideia.



Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo