segunda-feira, 25 de julho de 2011

CNDL: alta do juro é duro golpe para cidadão brasileiro

O presidente da confederação, Roque Pellizzaro Junior, afirma que ao decidir elevar pela quinta vez consecutiva os juros básicos, os diretores do Banco Central demonstraram ter pouca fé nas informações que tinham à mão.

Por Redação, www.administradores.com.br

Em nota à imprensa, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) lamentou a decisão da última quarta-feira (20) tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar mais uma vez a taxa básica de juros, que atingiu seu patamar mais alto desde janeiro de 2009 (12,50% no ano).

Na nota, a CNDL "reitera que ao tentar esfriar a economia e o crescimento interno, os diretores do Banco Central acabaram por desferir um duro golpe no bolso do cidadão comum, que terá de arcar com custos ainda maiores em financiamentos além de conviver com os juros reais mais altos do mundo".

O presidente da confederação, Roque Pellizzaro Junior, afirma que ao decidir elevar pela quinta vez consecutiva os juros básicos, os diretores do Banco Central demonstraram ter pouca fé nas informações que tinham à mão, e que apontam para a perda de força da inflação, o principal motivo de elevação da Selic. "Ainda pela manhã, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já havia divulgado que o IPCA-15 de julho havia recuado para o menor patamar desde agosto de 2010. A cautela foi desmedida", disse.

O presidente da CNDL também avalia que os ajustes na política monetária têm provocado efeitos colaterais na taxa de câmbio, com o dólar recuando frente ao real para a menor patamar desde 1999. "Como resultado, no ano, o fluxo cambial, que mede as entradas e saídas de recursos do país, já é praticamente o dobro do de 2010", avalia Pellizzaro.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo