quinta-feira, 28 de julho de 2011

29% dos brasileiros doam finanças para caridade, revela pesquisa

Percentual, no entanto, ainda está abaixo da média mundial, que é de 38%.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Aproximadamente um em cada três brasileiros é doador de fundos para instituições filantrópicas. É o que indica uma pesquisa em nível mundial da empresa de pesquisa de mercado GfK, realizada em 14 países. 29% dos cidadãos efetua doações anuais.

O percentual, no entanto, ainda está abaixo da média mundial, que é de 38%. Só na Europa, 36% das pessoas auxiliam financeiramente centros de caridade.

Holandeses, ingleses e suecos são os mais generosos: 2 em cada 3 das pessoas na Holanda e metade da população do Reino Unido e da Suécia contribuem com dinheiro para caridade todo ano. No entanto, os alemães, com 20%, se destacam entre os europeus como aqueles que menos destinam dinheiro para este fim.

Fora do velho continente, os EUA se destacam com um alto índice de solidariedade: 41% dos americanos afirmam ter o hábito de doar dinheiro.

Das pessoas que doam dinheiro, mais da metade (52%) revela que pretende doar este ano o equivalente a R$ 456,00 (até 200 euros), na Europa a porcentagem é um pouco maior, 70%. Já no Brasil, 73% dos respondentes dispensam até essa quantia.

A pesquisa mostra ainda que brasileiros e franceses têm mais presente o costume de doar roupas e cestas de alimentos (17%). Por outro lado, os que menos fazem isso são os holandeses, 3%, enquanto a média global chega a 9%.

As instituições que cuidam do bem-estar de crianças são as que mais recebem ajuda dos brasileiros (56%) e das populações europeias (39%). No entanto, enquanto no Brasil as organizações religiosas (24%) recebem o segundo maior suporte, na Europa a posição é ocupada por entidades que realizam programas humanitários e de combate à pobreza (34%).

Motivos
O estudo sugere que, no Brasil, 74% afirmam que realizam doações por conta da orientação religiosa ou filosófica. Já na Europa, o índice é de 50%, sendo que Portugal e Espanha se destacam, com 71%. A segunda razão, de acordo com os entrevistados, é porque se sentem relacionados com a causa: 18% dos brasileiros e 35% dos europeus.

Amostragem
A pesquisa foi realizada em março deste ano, com 13.950 pessoas com mais de 15 anos em 14 países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Romênia.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo