quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sebrae e BID estreitam parceria na América Latina

Presidentes das duas instituições reuniram-se em São Paulo para discutir formas de potencializar a troca de boas práticas para o fomento dos pequenos negócios.

Por Naiobe Quelem , Agência Sebrae

A importância da parceria de longo prazo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae para o fomento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas na América Latina foi um dos assuntos da primeira reunião entre o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Há anos as duas instituições mantêm parcerias em áreas como arranjos produtivos locais, madeira e móveis, metal mecânico e indústria criativa, além do compartilhamento de boas práticas de apoio às pequenas e micro empresas entre países da América Latina. Atualmente, o Brasil já troca conhecimentos que podem fortalecer e aumentar a competitividade de pequenos negócios com países como a Argentina e o Chile, por exemplo.

Na oportunidade, os dois presidentes reiteraram os votos de aliança entre as duas entidades, bem como a intenção de potencializar a troca de boas práticas para o fomento dos pequenos negócios. Luiz Barretto também apresentou ao BID a estrutura e a forma de atuação do Sebrae e principais prioridades nos eixos de ação.

"O BID é um parceiro estratégico do Sebrae. Essa aproximação vai auxiliar e impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas não só no Brasil mas em toda a América Latina", avalia Barretto.

O encontro, que ocorreu por ocasião do 1º Fórum BID para o Desenvolvimento da Pirâmide na América Latina, em São Paulo, ainda contou a presença do representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Florez, do subgerente do Fundo Multilateral de Investimento (Fomin), Fernando Gimezes Ontiveros, do especialista setorial do Fomin no Brasil, Ismael Gilio, e da gerente de Assuntos Internacionais do Sebrae, Renata Henriques.

"Esse encontro é de fundamental importância, uma vez que reitera a parceria de longo prazo entre BID e Sebrae e reforça essa aliança de cooperação em prol das pequenas empresas", avalia Henriques.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo