sexta-feira, 24 de junho de 2011

Publicidade brasileira em alta: 60 Leões e um recorde

O melhor ano do Brasil em Cannes.

Adnews

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Quebrar o próprio recorde não é tarefa fácil. Quando isso depende do esforço alheio de dezenas de agências, anunciantes e produtoras, aí a tarefa é mais complicada ainda. Mas nem isso impediu o Brasil de reescrever a história no Festival de Cannes. Com a revelação de 9 das 12 categorias, o pais soma 60 Leões e substitui a marca que vigorava desde 2010: 58 prêmios incluindo o título de Agência do Ano.

Isso explica a agitação da quarta-feira. Press, Design e Cyber anunciaram os melhores do mundo e o Brasil foi listado 26 vezes: 20 delas em Press (1 de Ouro, 8 de Prata e 11 de Bronze), 5 em Design (2 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze) e apenas 1 em Cyber (Prata). Os Leões se juntam aos 34 conquistados nos dois dias anteriores do Festival. São eles: 17 em Outdoor, 6 em Direct, 4 em Media, 3 em Radio e 2 em Promo e em PR.

O desempenho em mídia impressa ecoou. De forma inédita o país abocanhou 20 Leões, o que o coloca como líder incontestável e, segundo o jurado Marcos Medeiros, imprime um estilo de criação que é cada vez mais reconhecido mundialmente. Na linha de Press, mas em menor escala, Design também representou bem o mercado. Trouxe Ouros valiosos que coroam o trabalho feito pelas agências e o recente esforço para ganhar musculatura em Cannes.

A única decepção do dia foi Cyber. Embora 172 peças tenham sido enviadas para cá, apenas uma foi premiada. Azar? Não, segundo o jurado Raphael Vasconcellos. Em entrevista, o publicitário da AgênciaClick se mostrou insatisfeito com a falta de investimentos voltados para a categoria digital. Deu bronca no setor: alertou que as ideias precisam sair do discurso caso o Brasil queira se posicionar como referência em interatividade.

Quatro categorias ainda vão divulgar os seus vencedores, e há chances de o Brasil lotar ainda mais a mala de troféus. Film, Film Craft, Titanium & Integrated e a estreante Creative Effectiveness liberam as listas oficiais no sábado, último dia do evento. Até la, clima de expectativa com a liberação dos shortlists em cada área.

Por Marcelo Gripa, de Cannes


Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo