sábado, 25 de junho de 2011

Empreendedores encontram investidores anjo no 10º Seed Forum

Iniciativa é fruto de parceria entre Instituto Educacional BM&FBOVESPA, FINEP e Cietec para aproximar empreendedores inovadores de potenciais investidores.

Redação Administradores

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Uma oportunidade para alavancar negócios. Foi com esse espírito que quinze empreendedores da região metropolitana de São Paulo e do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), um dos maiores e mais importantes centros de empreendedorismo e inovação da América Latina, apresentaram o plano de negócios de seus empreendimentos a uma plateia de investidores anjo no 10º Seed Forum FINEP.

Para esta edição do fórum para capital semente foi estabelecida uma parceria inédita entre o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e o Cietec. O objetivo é facilitar que empresários iniciantes encontrem alternativas de financiamento de suas empresas.

Esta foi a primeira edição do Seed Forum que envolveu a capacitação de investidores anjo, pessoas físicas que investem em negócios iniciantes em troca de um percentual da empresa. Em um workshop promovido pela FINEP, esses investidores tiveram a oportunidade de conhecer diversas ferramentas e metodologias para avaliação de start-ups, para facilitar a negociação com essas empresas.

A partir de agora, os investidores anjo poderão dar continuidade às conversas e fechar negócios com esses empreendimentos. O aporte de recursos por parte de investidores anjo é bastante conhecido nos Estados Unidos, mas ainda é pouco praticado no Brasil.

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

O Seed Forum FINEP ocorre desde 2007 e teve 101 empresas capacitadas, dentre as quais, 14 receberam investimento. A parceria garantiu aos empresários participantes mais de 50 horas de treinamento, incluindo o curso Bota Pra Fazer, aplicado pelo Instituto Educacional BM&FBOVESPA, e a capacitação do Departamento de Capital Semente da FINEP.

O próximo fórum no mesmo formato e para o mesmo público de empresas e investidores ocorrerá em novembro de 2011 no Rio de Janeiro e contará com a parceria do Instituto Educacional BM&FBOVESPA e a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro.

Etapas de Qualificação e Capacitação
Para o 10º Seed Forum, foram selecionados empreendimentos em estágio operacional (faturamento até R$ 16 milhões/ano), com sede na região metropolitana de São Paulo e no Cietec. Após uma primeira fase de inscrição e seleção, 19 empresários passaram por dois meses de treinamento, em que primeiramente participaram do programa Bota pra Fazer, metodologia da Endeavor Brasil, que o Instituto Educacional BM&FBOVESPA oferece tendo como pano de fundo a estratégia da Bolsa de fomento de empresas nascentes.

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Durante esta fase, os empreendedores foram apresentados a questões relacionadas ao desenvolvimento de ideias de negócio, identificação de potenciais oportunidades, definição de metas financeiras, planejamento e gestão. A segunda etapa do treinamento das empresas foi a capacitação empresarial promovida pela FINEP, com o apoio operacional do Cietec/SP, na qual foram abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras de seus planos de negócio e em que foi construída uma proposta de valor com foco direcionado para o público alvo do evento, investidores anjo e fundos semente.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo