quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conflito de gerações está presente em 75% das empresas, diz Amcham

Pesquisa sugere que apesar do alto índice, 70% das companhias ainda não realizam ações para facilitar a convivência.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Como se não bastassem os obstáculos financeiros, tributários, administrativos e jurídicos, as empresas agora precisam lidar com uma questão relacionada ao mercado de trabalho: líderes das gerações baby boomer, X e Y não se entendem dentro das organizações. De acordo com uma pesquisa da Câmera Americana de Comércio (Amcham), 75% já percebem esse tipo de dificuldade em seus ambientes corporativos.

O levantamento, que ouviu 80 executivos e gestores de RH de companhias dos mais diversos portes no último dia 27 de maio, também indica que, apesar de ser alto o número de empresas que afirmam vivenciar tal situação, 70% delas ainda não conduzem ações para facilitar a interação entres os gestores nascidos em épocas distintas, enquanto 39% planeja dar início a iniciativas nesse sentido em breve.

Hoje, entre as companhias que já aplicam ações para apoiar a convivência entre as gerações (28%), predominam programas de estímulo ao trabalho integrado e encontros de integração.

Entre as empresas dos participantes da enquete, na avaliação de 42% dos consultados, a interação que envolve os jovens da Geração Y é a mais desafiadora. A geração X (nascida nas décadas de 60 e 70) é a que concentra a maior parte das lideranças (54%), seguida por baby boomers (nascidos no pós-guerra), com 25%, e Y (nascidos nos anos 80), com 10%.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo