terça-feira, 24 de maio de 2011

Por uma educação e um país melhores

Você conhece jovens que sonham em se tornar professores?
Por Ricardo Mesquita Chioccarello, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp
Vivemos uma crise de valores e de capacitação dos nossos jovens. Nossa sociedade, nossas famílias, as escolas e universidades não estão preparando pessoas com os valores necessários e capacitadas a enfrentar os problemas do mundo contemporâneo. Não presenciamos nenhuma ação eficaz por parte dos governantes, preocupando-se e colocando em prática planos de ação para capacitar as crianças e os jovens com as competências necessárias que os levarão de fato a fazer a diferença no mundo atual.
Basta olhar os currículos das nossas escolas e universidades e constatar que, em sua grande maioria, há uma enorme disparidade entre o que é ensinado e as competências que esses jovens precisarão para ser bem-sucedidos na vida e em seu futuro profissional. Os currículos, quase sempre, foram idealizados há 20 ou 30 anos, baseados nas teorias e práticas da era industrial. E há muito tempo já estamos na era do conhecimento, onde outras habilidades são necessárias!

Sem falar na falta de planejamento e estímulo à formação de novos educadores. Você conhece jovens que sonham em se tornar professores? Infelizmente, são muito poucos! Há um apagão de professores e não há plano de ação para mudar este cenário. Como diria Augusto Cury, os professores que deveriam ser os profissionais mais importantes na nossa sociedade estão desvalorizados, tanto perante os nossos governantes quanto perante a sociedade. Nem mais os pais e os alunos respeitam os professores.

Precisamos resgatar o prestígio e o respeito pelos educadores para ressuscitarmos a educação do nosso país. Sem ótimos professores não haverá ótimas escolas!

O Brasil tem se desenvolvido economicamente, porém, o que dizer dos nossos índices educacionais? Estamos entre os piores do mundo neste quesito! De que adianta termos cerca de 30 bilionários brasileiros na recém-divulgada lista da revista Fortune, se não temos nenhuma universidade brasileira entre as 200 melhores do mundo, segundo o recente ranking da publicação educacional britânica Times Higher Education.

Precisamos exigir que nossos representantes políticos sejam avaliados pelo que realmente fazem, e que percam os seus mandatos se não trabalharem pelos principais interesses da população, principalmente na área da educação! Temos de incentivar a adoção de práticas de meritocracia na educação e na política. Se não agirmos logo, poderá ser tarde demais!

Ricardo Mesquita Chioccarello - é gestor da Escola Internacional de Alphaville.

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