segunda-feira, 9 de maio de 2011

Guia prático para criar uma Fan Page customizada no Facebook

Em tempos que o Facebook se consolida como importante ferramenta de marketing possuir uma página customizada é uma boa forma de se diferenciar

Por João Guilherme Brotto , www.administradores.com.br

A página de sua empresa no Facebook é um cartão de visitas. É através da Fan Page que muitas pessoas terão a primeira impressão sobre o seu negócio. Daí a importância de oferecer uma página com informações completas, precisas, bem distribuídas e com um visual atrativo. Afinal, você não terá outra chance para causar uma boa primeira impressão.

Na prática
O primeiro cuidado que você deve ter é saber que um perfil corporativo necessita de uma Fan Page e não de um perfil pessoal. Muitas empresas acabam utilizando a segunda opção por puro desconhecimento. Vale lembrar que além de isso ser um grave erro estratégico, infringe as normas do Facebook.

A Fan Page oferece muito mais possibilidade que o perfil pessoal. Com ela você pode aproveitar o efeito viral do botão "Curtir" e dos Social Plugins do Facebook. Também pode personalizá-la totalmente ao seu gosto, explorar uma infinidade de aplicativos (ou mesmo criá-los) e obter relatórios de audiência, bem como ocorre com o Google Analytics.

Para criar a sua Fan Page basta acessar a área de criação de páginas do Facebook e selecionar as opções que mais se se encaixam com área de atuação de seu negócio.

Cuidados que você deve tomar ao criar sua Fan Page
1. Preste atenção no nome que escolher para sua página
As pessoas poderão te encontrar sem grandes dificuldades? Se sua marca não é muito conhecida e você possui uma empresa de refrigerantes adicionar o referido termo em sua conta é uma simples e eficiente para as pessoas lhe encontrarem. Ex: ao invés de Fulano, opte por Fulano Bebidas ou Fulano Refrigerantes.

2. Cuidado com o texto que descreve sua atividade
Preocupe-se em criar um texto envolvente – que seja capaz de cativar, mas sem firulas. Seja objetivo sem deixar de transmitir quem é a empresa, para que ela existe e como pode ajudar as pessoas. O que vale não é o: "eu sei, eu fiz", mas o: "posso fazer isso e aquilo por você".

3. Explore todas as possibilidades
Não se restrinja apenas a preencher informações no Mural. Aproveite ao máximo os espaços de cada aba. Se achar necessário, inclusive, crie outras.

Crie uma aba de boas vindas personalizada
Uma tela de apresentação diferenciada é uma ótima maneira de recepcionar seus novos visitatantes e potenciais fãs. E se você está preocupado por não ter a estrutura necessária para criar algo diferente, fique tranquilo. Muitos sites prestam esse serviço gratuitamente por meio de sistemas intuitivos e fáceis de serem utilizados.

A seguir apresentamos três que a equipe da Newsletter Expert testou e recomenda. Todos contam com planos gratuitos e pagos e são bastante fáceis de serem utilizados.

pagemodo
Oferece uma série de layouts prontos em que você apenas precisa inserir textos, imagens e vídeo para criar sua página.

Thru Social
Dispõe de alguns modelos prontos bem como o pagemodo, mas também oferece a possibilidade de você criar algo a partir do zero. Para isso oferece botões como "Caixa de Texto", "Imagem", "Contat0", entre outros. Basta arrastar para dentro da tela o que quiser colocar.

Lujure
 Bastante simples e semelhante ao ThruSocial, conta com um sistema "clique e arraste" para criar a página.
Com essas dicas você dará o primeiro passo para diferenciar seu trabalho no Facebook.

João Guilherme Brotto é um dos fundadores e editores da Newsletter Expert, publicação digital que nasceu com a missão de ajudar as empresas a ganhar dinheiro com as mídias sociais. 

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