sexta-feira, 20 de maio de 2011

Google inicia buscas em português dentro de redes sociais

Usuários poderão pesquisar o que seus amigos fazem nos sites
Veja

Enfim, o Google decidiu expandir os recursos de sua busca social – que estão no ar desde 2009. A partir desta quinta-feira, os resultados de pesquisas feitas em português no site de buscas apresentarão conteúdos produzidos por contatos do usuário. Notícias, posts de blogs e atualizações de perfil em redes sociais estão entre as informações exibidas.

"Estamos trabalhando para conectar mais pessoas aos resultados relevantes da web. Hoje, estamos oferecendo a busca social para mais pessoas ao redor do mundo", aponta Yohann Coppel, engenheiro de software da empresa.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve manter uma conta ativa no Google. A partir desse registro, o sistema faz uma busca por contatos do usuário no Gmail: se essas pessoas permitirem, suas ações nas redes sociais passam a ser recolhidas pela busca do Google. “Se alguém conectado a você publicar um link, nós poderemos apresentá-lo nos resultados da sua busca com uma anotação clara de que se trata de algo criado pelo serviço”, aponta Coppel.

Resultados do microblog Twitter e da rede social Facebook também devem aparecer entre os resultados, caso haja alguma ligação entre as contas do Google e desses serviços. O fato não vai agradar a equipe de Mark Zuckerberg, que acusa o Google de se beneficiar dos dados gerados por seus usuários sem oferecer nada em troca.