terça-feira, 10 de maio de 2011

Conectada e segura: saiba como manter sua empresa a salvo dos cibercriminosos

Ter um ótimo aparato de defesa, claro, é fundamental. Ele, no entanto, pode não servir para muita coisa, caso os usuários da rede não tenham alguns cuidados na hora de navegar

Por Simão Mairins, www.administradores.com.br

Com o número cada vez maior de brasileiros conectados à internet, a maioria das empresas – pequenas, médias e grandes – já atua de alguma forma no mundo virtual. Seja no relacionamento com os clientes, para contato com os fornecedores ou para o cumprimento de obrigações fiscais, quase todas estão aqui.

Essa presença, evidentemente, tem trazido bons frutos, como agilidade, desburocratização e expansão das marcas. Por outro lado, abrir-se à rede – como qualquer outra atividade de um negócio, também acarreta riscos, e não saber identificá-los pode ser um problema.

"O Brasil vigora entre os países com mais ameaças digitais lançadas na internet. E o que afeta os internautas, em geral, pode ter desdobramentos imprevisíveis e um impacto desastroso nos negócios", afirma Adriano Filadoro, sócio-diretor da Online Brasil, empresa que atua na indústria de TI.

Como ressalta Catalin Cosoi, responsável pelo laboratório de ameaças online da empresa de segurança virtual BitDefender, "qualquer empresa que mantém um arquivo de dados, teoricamente, pode ser alvo de ataque de cibercriminosos".

Segundo o especialista, "o cibercrime se tornou uma indústria, cujo principal objetivo é garantir lucro com o menor esforço possível". Desse modo, caso se mostre uma presa fácil, você pode ser a próxima vítima.

Identificando as brechas e evitando as fraudes
Ter um ótimo aparato de defesa, claro, é fundamental. Ele, no entanto, pode não servir para muita coisa, caso os usuários da rede não tenham alguns cuidados na hora de navegar. "A conscientização do internauta sobre o uso adequado da internet e os cuidados que se deve ter ao acessar determinados sites, propagandas, baixar filmes, jogos e músicas gratuitamente, é parte integrante da prevenção", afirma Filadoro.

"As empresas se conectam a e são ativas em várias comunidades online, com páginas corporativas que mantém os usuários informados sobre produtos e tendências. Estas páginas abrem um canal de comunicação de valor inestimável, mas também podem representar riscos de segurança de dados e riscos à imagem corporativa", lembra Cosoi.

As regras para evitar problemas são simples:
- manter um bom antivírus sempre atualizado e, de preferência, que atue com diferentes camadas de defesa;
- estabelecer uma política de segurança eficiente e definir meios para que ela seja realmente seguida;
- manter um sistema de back-up, para garantir que os dados ficarão resguardados caso alguma falha provocada por ataques maliciosos danifique seu sistema.

Veja na íntegra da entrevista com Catalin Cosoi, outros riscos de estar conectado e descubra mais maneiras de se proteger.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.