quarta-feira, 13 de abril de 2011

Qual será o futuro das marcas?

Marc Gobé fala sobre as oportunidades para as novas marcas 

Por Bruno Mello, Mundo do Marketing

O futuro será das marcas que serão criadas ou daquelas que conseguirem se reinventar. A afirmação é de Marc Gobé, fundador da Emotional Branding, autor do livro de mesmo nome e um dos maiores especialistas em marca do mundo. Isso porque as empresas precisam desenvolver um novo modelo de Marketing, baseado em interação, engajamento e conversação.

Este é um dos temas que Gobé abordará no dia 12 de maio, no evento Inspiração 2011, em São Paulo, ao lado de Roberto da Matta e Ricardo Amorim, entre outros. Segundo o especialista, as marcas do futuro são aquelas que inspiram os seus consumidores. Elas devem também ajudar os países em seus desafios sociais, como o aumento da população urbana, que demandará uma transformação nas cidades.

A nova realidade propicia a construção de marcas emocionais. "A marca do futuro é uma marca cidadã", aponta Gobé, adiantando sobre a sua palestra no evento voltado para os profissionais de Marketing. "As marcas têm que trazer solução para as pessoas e dar poder a elas", afirma. Poder este que já é visto na internet. "A tecnologia revolucionou como as pessoas compram, porque aumentou o nível de transparência das empresas", diz.

Nas redes sociais, as marcas devem ser compartilháveis, produzindo conteúdo para seus clientes. "Se uma marca não compartilhar é porque ela não tem nada para falar", alerta Gobé. Com isso, elas criam uma comunidade ao seu redor. "A marca deve criar uma experiência online e no ponto de venda para que as pessoas compartilhem o que compraram ou o que desejam comprar", ressalta o especialista.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.

Crédito da Figura: http://www.abad1.com.br/Dina/news_images/602_1.jpg