sábado, 23 de abril de 2011

MBA: 7 conselhos para se preparar para o GMAT

Identificar dificuldades, aproveitar os recursos da web e praticar entre dois ou seis meses são algumas das recomendações dos especialistas

Por Mariana Osorio, MBA.AmericaEconomia.com

Você está decidido a tentar um MBA? Então deve saber que, além de contar com um bom histórico acadêmico, experiência profissional e um nível aceitável de inglês, em muitas escolas deve se submeter ao Graduate Management Admission Test, mais conhecido como GMAT.

Trata-se de um teste tão complexo que acaba sendo o mais temido por quem postula um MBA, segundo levantamento realizado em 2009 pela consultoria Effective English Advisers.

Em que consiste?
O GMAT mede o raciocínio numérico e verbal dos candidatos e suas habilidades de análise por escrito. O exame avalia unicamente as capacidades analíticas do postulante, e não seus conhecimentos sobre a área econômica ou de negócios, nem competências administrativas.

No primeiro item do teste (que é composto de três partes), a pessoa deve enfrentar uma seção de redação argumentativa: a Analytical Writing Assessment (AWA), em que deve redigir dois ensaios. Em um deles, o estudante deve analisar um argumento, e no outro, um tema.

A segunda seção é a Quantitative Section. Aqui avalia-se aritmética, álgebra e geometria, em um formulário de múltiplas escolhas.

A parte matemática e lógica, segundo o norteamericano Stephen Buchanan, dono da consultoria Educonsul, não é tão difícil para os que seguiram, por exemplo, carreiras de Engenharia, e assegura que nessa parte os recém saídos da universidade se dão melhor. "É o único ponto positivo no processo para quem não tem experiência profissional", assinala.

A terceira e última parte, chamada Verbal Section, avalia o nível de inglês, através de exercícios de leitura compreensiva, raciocínio crítico e correção de orações. "O exame é difícil inclusive para nativos de países que falam inglês, e, logicamente, os latinos o temem bastante", assegura Buchanan.

No total, o teste tem uma duração de três horas e meia, com 40 minutos de descanso (dois intervalos de 20 entre as seções).

"O GMAT é um requisito obrigatório para entrar nas escolas de negócios mais prestigiadas do mundo", afirma Buchanan. Há algumas que aceitam outros exames ou criam seus próprios, mas o GMAT é o mais reconhecido e aceito internacionalmente.

Como se preparar?
1 – Perca o medo
O GMAT é um simples exame, e você não vai apostar a vida nele. Além do mais, pode fazê-lo até cinco vezes ao ano.

2 – Avalie-se
É importante identificar quais seus pontos fracos. "Assim é possível detectar que temas e exemplos o ajudaram a melhorar nesses qusitos", afirma o diretor de admissões da espanhola IE Business School, Julián Trigo.

Para testar-se no exame, a consultoria Kaplan disponibilizou uma prova gratuita na internet.

Buchanan recomenda focar nas dificuldades, mais que em potencializar os pontos fortes, já que o teste é adaptativo. Ao passo que ele vai sendo respondido, o computador vai formulando as perguntas e define o nível de cada pessoa. "O primeiro terço do exame é determinante. Por isso, as cinco primeiras perguntas têm que ser respondidas corretamente", adverte.

3 – Aproveite os recursos disponíveis
No site oficial do GMAT, há vários recursos disponíveis para download. Por exemplo, muito úteis são o GMAT Preparation Sofware ou as guias oficiais para preparar o exame, que compilam perguntas já realizadas em exames anteriores, muitas dasquais – segundo Buchanan – se repetem nas novas versões. No Test-Taking Strategies, também é possível ver algumas dicas para realizar o exame.

4 – Busque ajuda
Se está dentro da suas possibilidades investir em um curso de preparação, faça-o. É uma boa forma de manter a motivação para os estudos.

"É fundamental entender a estrutura e o formato do GMAT. Melhorar a pontuação e rentabilizar ao máximo as horas de preparação é muito mais fácil se estudarmos com instituições que se dedicam a isso, ou com pessoas que tenham obtido altas pontuações no exame", afirma Trigo.

5 – Pratique, pratique e pratique
Trigo afirma que o GMAT é um exame que requer um treinamento intensivo e a pessoa deve se submeter constantemente a todo tipo de pergunta. "As perguntas que, a princípio, podem parecer muito difíceis, vão pouco a pouco parecendo mais fáceis. Ensaiar e ensaiar nos leva a adquirir mais segurança, portanto, gerar menos estresse e finalmente ser muito mais efetivo na luta contra o tempo", afirma.

6 – Dedique tempo à preparação
Para adquirir os conhecimentos básicos necessários, segundo Buchanan, são necessárias de quatro a seis semanas. Mas, para assegurar-se de um bom resultado, o trabalho deve ser de dois a seis meses.

7 – Descanse, mas fique atento
Para o dia do exame, afirma Trigo, o mais importante é chegar descansado. Durma oito horas e evite comidas muito pesadas na noite anterior. Assim, evitará a acidez e outros problemas que podem afetar seu rendimento.

Não esqueça coisas importantes, como levar sua identificação com fotografia, porque sem ela não estará autorizado a prestar o exame. Também é conveniente que leve anotados os códigos das escolas para as quais pretende enviar os informes da sua pontuação.

Se você perde a concentração facilmente, pode pedir fones de ouvido para "ouvir o silêncio" durante o exame.

Sente-se preparado? Se está, não perca tempo. Busque seu centro mais próximo e agende uma hora. Se não está, comece a praticar.

MBA.AmericaEconomia.com

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Crédito da Imagem: http://cache1.mundodastribos.com/