sábado, 9 de abril de 2011

Maioria dos brasileiros não tem boas perspectivas de carreira, diz Ipea

Os dados mostram que a maioria dos entrevistados (54,75%) não espera qualquer mudança positiva no campo profissional

Infomoney

O otimismo com a carreira dos brasileiros responsáveis pelo domicílio caiu entre fevereiro e março deste ano, segundo mostra pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgada nesta quinta-feira (7).

Ao todo, 39% dos chefes de família esperam melhoria nessa área nos próximos seis meses, contra 41% registrados em fevereiro último.

Os dados mostram que a maioria dos entrevistados (54,75%) não espera qualquer mudança positiva no campo profissional. Já 5,93% dos entrevistados não sabem se a situação no trabalho pode melhorar ou não.

Pessimismo e otimismo
Dentre as regiões, os mais pessimistas estão no Norte, onde 72,33% não têm boas perspectivas profissionais para os próximos seis meses. No Sudeste, 61,06% dos chefes de família têm essa percepção.

Já no Centro-Oeste, 50,53% também não esperam mudanças. E no Nordeste, o percentual alcança os 50,05%. No Sul, por sua vez, 38,2% não acreditam em melhorias profissionais em seis meses.

Entre os otimistas, os brasileiros do Sul lideram, com 57,3% deles acreditando em boas notícias no campo profissional no próximo semestre. No Centro-Oeste, 46,32% dos entrevistados acreditam em melhorias.

No Nordeste, o percentual dos que têm boas expectativas alcança os 45,73%. No Sudeste, 29,84% dos entrevistados esperam por melhoria e na região Norte, o percentual de otimistas é de 26,33%.

Segurança
A pesquisa ainda mostra que 78,52% dos entrevistados responsáveis pelo domicílio se sentem seguros em sua ocupação atual. Dentre as regiões, os chefes de família do Norte são os que se sentem mais seguros: 94,3%.

Já na região Sul, 90,34% se sentem seguros na posição em que atuam e 80,75% dos que vivem na região Centro-Oeste pensam o mesmo.

Nas demais regiões, a maioria dos chefes de família também se sente segura: Sudeste (79,26%) e Nordeste (65,32%).

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.