sábado, 26 de fevereiro de 2011

Migração em massa para o ciberespaço: liberdade ou escravidão?

Blog
25/02/2011
Migração em massa para o ciberespaço: liberdade ou escravidão?



Por: Getúlio Reale*

Você provavelmente não sabe, mas cerca de 30 milhões de pessoas migraram nos últimos cinco anos para Azeroth. Mas como você não sabe disso? A maior migração em massa da história da humanidade está em curso e nenhum meio de comunicação tradicional a tem repercutido. Como seria possível?

O problema é que Azeroth é um mundo “fantástico” localizado no ciberespaço. É algo novo; as pessoas, em geral, ainda não se deram conta de que está acontecendo. Cerca de 50 milhões de pessoas1 “migraram” para o mundo dos jogos virtuais do estilo RPG na internet, um dos fenômenos mais impressionantes que o universo digital gerou. Dados indicam que, desses, pelo menos 30 milhões se dedicam intensamente ao jogo de mais sucesso nesse estilo, o World of Warcraft (WoW) 2, cuja história se desenvolve no mundo de Azeroth.

Para a realização de pesquisa recentemente apresentada por mim e colegas no congresso da Association of Consumer Research 3, nos EUA, pudemos conviver com pessoas que compõem esse grupo de emigrantes, bem como estudá-las. Nossa pesquisa qualitativa mostrou que os jogadores de WoW esperam o dia off-line, “chato e sem graça” passar para poderem se conectar novamente. Para eles, a vida “real” é um “fardo” pelo qual precisam passar logo para que o mundo maravilhoso do jogo comece. De fato, o investimento emocional que esses jogadores – que às vezes dedicam seis, sete, oito horas por dia – colocam no jogo faz com que se tornem moradores daquele mundo, e não deste. Seus sonhos e aspirações, desafios e desejos mais intensos passam a existir e ter vazão muito mais no jogo que na vida off-line. “A gente às vezes dorme 4h por causa do jogo, acorda na outra manhã às 8h da manhã para trabalhar e fica planejando todo o dia como vai ser a próxima sessão de jogo”, afirma Luiz, 26 anos, um dos pesquisados (nome fictício, por questões de confidencialidade).

Leia na íntegra: http://www.forumdaliberdade.com.br/fl24/migracao-em-massa-para-o-ciberespaco-liberdade-ou-escravidao/ 

_______________________________________
* Prof. Getúlio Reale foi aluno do Instituto Integral.