sábado, 26 de fevereiro de 2011

Como se livrar de um cliente chato

Há cerca de três anos, fiz a reserva do novo domínio do Instituto Integral com a "GRRRRR-Host", empresa especializada em reservas de domínios e hospedagem de sites.
Na semana passada decidi registrar outros três domínios e procurei a mesma empresa, por já ter o meu cadastro com eles.
Minhas tentativas de registrar os novos domínios falharam (todas!). Recebi várias mensagens de erro: "usuário não cadastrado", "senha incorreta", etc. Como não havia no site uma forma direta para solicitar a alteração no cadastro, fiz contatos por e-mail e também por telefone (seis tentativas para cada opção...). Em uma das tentativas por e-mail, consegui uma resposta, que foi enviada para o mesmo e-mail em que fazem as cobranças, avisando que as orientações foram enviadas para outro e-mail. Detalhe: este outro e-mail já está inativo há mais de três anos, tendo sido substituído por aquele para o qual a GRRRRR-Host envia suas cobranças...
Novo contato telefônico... Quando o operador conseguiu entender minha complicada solicitação (alterar a senha do meu cadastro), disse-me que, "por medida de segurança", ligaria para o meu celular, a fim de passar as orientações. Dez minutos depois, toca o celular. Confirmadas as informações do cadastro, a ligação finaliza, com o operador informando que, nos próximos minutos eu receberia minha senha por e-mail. Os próximos minutos ainda estão correndo... Talvez ele tenha cometido outro engano e enviado a mensagem para um dos leitores deste post. Vai saber...
Novo contato. Desta vez com o chat da GRRRRR-Host:  "em que posso ajudá-lo?", etc. etc... Ajudou tanto que acabei fazendo nova ligação, desta vez para solicitar o cancelamento do meu cadastro com a GRRRRR-Host, visto que eu já estava me tornando muito inconveniente, e empresas como a GRRRRR-Host detestam esse tipo de cliente. Demoraram um pouquinho mais para entender minha nova complicada solicitação, mas acabaram aceitando, pois a simples alteração nos meus dados cadastrais seria tarefa hercúlea e impossível para uma empresa do porte da GRRRRR-Host.

Diante disto, recorro aos meus amigos Administradores para esclarecer minhas dúvidas:
1) Vocês acham que a GRRRRR-Host foi eficiente em se livrar do cliente?
2) O que vocês acham do tempo que a GRRRRR-Host demorou para se livrar desse cliente?
Não teria sido mais fácil tê-lo feito de modo automático? Algo do tipo: "Nosso sistema detectou você como um cliente potencialmente chato e seu cadastro será deletado em cinco segundos. Tenha um bom dia!"
3) Que prejuízos a presença no cadastro de um cliente chato como este acarreta à imagem de uma empresa do porte da GRRRRR-Host?

Com a palavra os profissionais da área...
(deixe um comentário)

Abraços.
Prof. Milton Araújo.

Nenhum comentário: