quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Profissão de Administrador completa 45 anos

Hoje, 9 de setembro, a Lei Federal nº 4.769/65 que regula o exercício da profissão de administrador completa 45 anos. É motivo para festejar. É uma profissão relativamente nova, mas aos 45 anos esta ciência-arte está amadurecendo quanto às suas peculiaridades. Hoje poderíamos refletir sobre os avanços da profissão; falar o que faz um administrador e discorrer sobre as várias especialidades nas quais poderá atuar etc. Porém, sinto vontade de refletir sob outro ângulo. Costumamos dizer ao aluno de introdução à administração que esta é uma carreira eclética. Pode-se atuar em marketing, em gestão de pessoas (ou ‘RH’), em atividades relacionadas com engenharia de produção, de processos e de informação. Pode-se trabalhar com organização de métodos e processos de trabalho ou com gestão financeira. Mas o que não pode faltar à formação do administrador?
Talvez a resposta enseje um ‘olhar’ estratégico-empresarial. Um olhar voltado para questões éticas, de cidadania e de temas ambientais. Estes assuntos não podem mais ser considerados “tópicos especiais” em disciplinas ‘optativas’. Quarenta anos se passaram. Novos projetos pedagógicos devem contemplar a relação administrador–sociedade–meio ambiente. Isso propõe a mediação da ética.

O administrador do século XXI deve fazer questão de conhecer o código de ética da profissão, levar em conta os valores oriundos da moral acima de qualquer proposta venal; abominar a propaganda enganosa; dedicar-se com paixão àquilo que faz, sem exorbitar na sua capacidade, condição ou ação – vigilante dos limites estabelecidos pela sociedade. Nem por isso será um profissional sem agressividade, sem capacidade criadora, inovadora. É possível ser agressivo e ético em um mercado fundamentado em um sistema capitalista, sem olvidar-se da reflexão ética – um dos pilares que compõe o conjunto de fatores que levam um negócio ao ‘topo’. Sucesso e ética não são mutuamente excludentes. Pelo contrário, o Século 21 já sinaliza que empresas preocupadas em desenvolver produtos para o consumo consciente e que buscam certificações de qualidade e de conservação ambiental têm melhores avaliações nas ‘bolsas’ de valores de todo o mundo. O administrador tem que se predispor a ser mídia da sociedade, estimulando conselhos de administração e funcionários a adotarem uma postura voltada para o futuro. E que este futuro seja limpo, verde, de consumo consciente, sem assédio moral ou sexual nas organizações. Com um olho nos resultados e outro em nossa maior riqueza – ser irrepreensível em decisões administrativas e pessoais, ao longo de toda uma carreira que pode ser promissora e gratificante. Esperam-nos os próximos 45 anos! Feliz Dia do Administrador a todos os que construímos diariamente esta profissão, com muito orgulho e alegria!

JOSIVANIA SILVA FARIAS
Correio Braziliense, 09/09/2010- Brasília DF
Fonte: http://www.unifin.com.br/artigos/saiba_mais.php?Id=161